segunda-feira, 16 de abril de 2012

Preso da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão morre no hospital

O detento Rodrigo Valendorf, 28 anos, morreu neste sábado (14/04), às 22 horas. Ele estava internado na UTI do Hospital São Francisco, em Francisco Beltrão, desde sábado à tarde quando passou mal na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão.

O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão para necropsia e, em seguida, liberado para que a família, que reside no Bairro Alvorada, em Pato Branco providenciasse o sepultamento. A causa morte descrita na certidão de óbito (insuficiência renal) não é aceita pela família do rapaz, que acusa agentes penitenciários de torturar o detento causando graves lesões pelo corpo. Fotografias e vídeos mostram que algo muito estranho aconteceu com Rodrigo, que apresentava ferimentos por todo corpo e sinais de possível tortura, no pescoço alguns hematomas e sinal nítido de estrangulamento. A família se recusou fazer o enterro de Rodrigo e solicitou uma autópsia do corpo, para que, segundo familiares, “a verdadeira causa morte seja revelada”.

Rodrigo cumpria pena em regime semi-aberto e prestava serviço a uma empresa da cidade de marmeleiro, mas na terça-feira (10), foi considerado foragido por não ter retornado a penitenciária.

Ele foi encontrado e preso na madrugada de quarta-feira (11), em Marmeleiro, pela Polícia Militar e encaminhado para a PEF. 

Nenhum comentário: