quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeito de Londrina Barbosa Neto se complica ainda mais

Da Folha de S. Paulo
 
Homens de Barbosa Neto presos em flagrante por suborno em Londrina, complicam ainda mais a situação política do atual prefeito. Barbosa Neto era apontado como pré-candidato à reeleição, mas a cúpula do PDT já tenta encontrar outra saída e já aceita até mesmo apoiar a candidata Márcia Lopes do PT.

O ex-secretário de Governo de Londrina (PR) e um empresário da cidade foram presos em flagrante na tarde desta terça-feira (24) sob acusação de tentativa de suborno a um vereador do município.

Marco Cito deixou no último dia 3 o cargo de secretário de Gestão Pública e Governo de Londrina para coordenar a campanha à reeleição do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT).

Segundo o Ministério Público do Paraná, responsável pela ação que levou às prisões, Cito e o empresário Ludovico Bonato são acusados pelo vereador Amauri Cardoso (PSDB) de tentativa de suborno.

De acordo com o vereador, os dois o procuraram na noite de segunda-feira (23) oferecendo R$ 40 mil para que Cardoso votasse pela não abertura de uma comissão processante contra o prefeito Barbosa Neto. Outros R$ 40 mil seriam pagos durante próxima campanha eleitoral caso Cardoso passasse da oposição para a base do prefeito na Câmara Municipal.

A comissão em questão teria por objetivo investigar o suposto emprego, pelo prefeito, de vigilantes contratados pelo município para trabalhar na rádio de sua família.O vereador Cardoso avisou o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Paraná sobre o encontro com Cito e Bonato na manhã desta terça para receber parte do dinheiro.

Houve instalação de câmeras e gravadores no local combinado. Bonato foi preso no momento em que fazia a entrega. Cito foi localizado minutos depois dentro da Prefeitura de Londrina.

Os acusados foram ouvidos na sede do Ministério Público em Londrina, que também apreendeu dois malotes de documentos na sala do chefe de gabinete da prefeitura.

Em entrevista, o vereador Cardoso disse que Cito e Bonato afirmaram que ele, além de receber mais dinheiro durante a campanha eleitoral deste ano, poderia nomear pessoas para cargos comissionados na administração.

“Há outros agentes públicos envolvidos, mas não posso revelar nomes ainda. Tudo está nas gravações”, disse o vereador.

Cito deixou a prefeitura para atuar na campanha de reeleição de Barbosa Neto. Ludovico Bonato é empresário do ramo de reciclagem e, de acordo com o advogado Guilherme Cavalcante, que o defende, tem formação superior em jornalismo.

Com as prisões, a sessão da Câmara Municipal que votaria na tarde desta terça-feira (24) a abertura ou não da comissão processante foi suspensa. Houve tumulto e pessoas que estavam nas galerias chegaram a atirar moedas em um vereador.

É a quarta vez que o prefeito Homero Barbosa Neto enfrenta uma votação de Comissão Processante na Câmara de Londrina. Nas outras três, ele obteve maioria entre os vereadores e as comissões não foram abertas.

Outro lado

A assessoria da Prefeitura de Londrina informou que Homero Barbosa Neto está em Brasília e não poderia ser localizado. De acordo com o secretário de Comunicação, José Otávio Ereno, o prefeito deve se manifestar nesta quarta-feira (25).

Antes de ser conduzido para a penitenciária estadual de Londrina 2, Cito disse ser vítima de “armação do PSDB”.

“Eu fui procurado por este vereador, que queria ir para a base do prefeito. Eu não ofereci dinheiro, ofereci apoio político. Ele disse que estava sendo desprezado pelo PSDB, mas agora vejo que tudo não passou de uma armação. Uma armação do PSDB, em dia de votação, para me pegar. Reitero que comigo não foi encontrado nenhum centavo. Ao ser livre vou provar a minha inocência”, afirmou Cito.

Bonato deixou a sede do Gaeco sem falar com a imprensa. O advogado do empresário também não se manifestou.

Nenhum comentário: