sexta-feira, 18 de maio de 2012

Rotary Club inicia campanha "Todos Contra a Pedofilia"



Instituições, Clubes de Serviços e Organizações não governamentais que participam da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pato Branco, se uniram para lançar mais uma edição da Campanha do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Com o slogan “Todos Contra a Pedofilia”, a campanha do Rotary Club de Pato Branco Novas Gerações, traz como principal alerta, a necessidade de uma maior conscientização da sociedade em prol da defesa das crianças que são os principais alvos e a integração entre os órgãos públicos. "O problema de tudo está ligado diretamente ao conjunto de desafios que é chamar a atenção dos vários segmentos. Queremos que todos se sintam responsáveis. Hoje a violência contra crianças e adolescentes não é diferente do que já aconteceu no passado. O fácil acesso ao mundo globalizado, expõe de uma maneira muito maior as nossas crianças, que deixaram de ser apenas vítimas de abuso físico, para sofrer abusos de pedófilos espalhados pelo mundo. Acompanho a Safernet Brasil há mais de cinco anos e vejo o quanto é importante levar a informação aos pais, pois se engana aquele pai ou mãe, que pensa que seu filho está protegido de qualquer tipo de violência, trancado em um quarto com seu computador e sua WebCam. Com seu filho(a) trancado no quarto existe a falsa sensação de proteção, coisa que não se tem nas ruas das cidades hoje. Acompanhei muitos casos de crianças que marcam encontros com possíveis amiguinhos que conheceram pela internet, mas que na verdade são adultos pedófilos que usam destes artifícios para atraírem suas vítimas. Os pais tem o dever e a obrigação de monitorarem os computadores dos filhos, assim podemos evitar muitos casos de abuso. E não se pode esquecer que muitas vezes, a violência contra a criança ou o adolescente acontece dentro da própria casa, praticados por padrastos, tios, irmãos mais velhos, pais e até mesmo avós, por isso a importância de campanhas de conscientização, para que pessoas próximas a estas crianças possam identificar e ter condições de fazer a denuncia", destacou José Ronaldo da Silva, presidente do Rotary Club de Pato Branco Novas Gerações.

De acordo ainda com José Ronaldo, o que falta no país são medidas eficazes e punitivas, "A gente realmente precisa avançar no discurso e elaborar medidas efetivas. Estamos nos aproximando de um evento mundial que vai acontecer no Brasil, a Copa do mundo de 2014 vai atrair gente do mundo inteiro e sabemos que muitas das pessoas que virão ao Brasil para este grande evento esportivo, não vêm apenas para assistir a sua seleção jogar, o turismo sexual é vendido lá fora e nossas crianças e adolescentes são os principais alvos destes exploradores. A pergunta que deixo aqui é a seguinte: Quais as ações efetivas serão implementadas pelo governo federal e dos estados que estarão sediando a copa do mundo, para tentar coibir este tipo de comércio sexual"?

”Os crimes de abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, acontecem em grande quantidade todos os dias, em todas as classes sociais e em todas as cidades do nosso Brasil, elas ocorrem no interior das residências, nas escolas, na rua, no campo, na internet. A grande maioria desses delitos fica sem apuração, as vítimas não recebem o devido atendimento, os criminosos não são alcançados para a devida punição e é contra isso tudo que estamos lutando, não vamos dar trégua a estes criminosos”, Carlos José e Silva Fortes, Promotor de Justiça e membro da CPI contra a Pedofilia do Senado Federal, idealizador daa campanha a nível nacional.

O Rotary Club continuará com a campanha “Todos Contra a Pedofilia” durante todo o mês de maio e fará parte do calendário anual do clube em Pato Branco.

Nenhum comentário: