quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lombadas irregulares geram polêmica em Pato Branco


Declarações de ontem (29) do Secretário de Engenharia, Obras e Serviços Públicos de Pato Branco, Vlademir Dal’Ross, sobre as lombadas que estão em desacordo com as normas do Contran, estão causando um grande debate nas redes sociais.

Ao ser entrevistado pela jornalista Bruna Bandeira da Luz do jornal Diário do Sudoeste, Dal’Ross afirma que realmente as lombadas estão em desacordo com as normas e que isso já era de conhecimento dele antes mesmo de serem feitas. “A lombada feita (determinada) pelo Contran não segura ninguém, então há locais em que a gente faz um pouco mais alta”.

Ao ser questionado sobre possíveis danos causados por estas lombadas feitas sem seguir as normas do Contran, Dal’Ross afirmou: “Carro que não está rebaixado não enrosca”.

Pato Branco conta hoje com 134 lombadas e sete faixas de pedestres elevadas. Entendo que lombada possa ser uma forma de econômica de se reduzir velocidade, mas estas deveriam seguir rigorosamente as normas do Contran. Fiquei surpreso com as declarações do secretário, pois ele assume publicamente que estão fazendo algo em desacordo com a lei, seguindo um pressuposto de que “quanto mais alto melhor”! É claro que para quem é proprietário de caminhonetes não existe muito risco de “enroscar” nas lombadas, mas mesmo o veículo tendo suspensão original (meu caso), em algumas destas lombadas é inevitável a “pancada” dianteira no suporte do motor.

A secretaria deve rever este assunto e pensar em uma forma de resolver o problema, o usuário não merece ser prejudicado por ações que estão em desacordo com a lei.

Um comentário:

JR Silva disse...

Bem Raiane, o ideal seria você procurar a ajuda de um profissional da área jurídica, mas até onde eu sei, existe sim a possibilidade de serem cobradas as despesas do agente público responsável, ainda mais depois das declarações feitas pelo secretário, onde assume a responsabilidade pelas irregularidades.

Grande abraço