segunda-feira, 12 de março de 2012

Paraquedismo, sensação de liberdade e muita adrenalina

Marcos Macagnan e sua esposa Tania Mara
Entre os esportes radicais, ou esportes não convencionais, nenhum dá maior sensação de liberdade que o paraquedismo. Para quem ama estar nas alturas esta é a oportunidade voe, voe,voe e liberte-se! Muitas pessoas, já fazem do Paraquedismo um modo de vida, pois se apaixonaram desde o primeiro salto. 

Neste último final de semana (10 e 11), o aeroporto de Pato Branco foi cenário de  velames coloridos e muita adrenalina, 33 atletas participaram da área de salto promovida pelo clube de paraquedismo, Pato Loco. Foram 17 decolagens com quatro paraquedistas em cada uma, um total de 68 saltos entre sábado e domingo. Três atletas de primeiro salto participaram do curso ASL (Accelerated Static Line), entre sexta-feira e sábado pela manhã, com duração de 10 horas de curso teórico, 16 atletas de segundo salto e 14 graduados, entre eles os instrutores e paraquedistas Junior Aver e Adrione Pasa. Pasa realiza os saltos duplos e garante que quem participa de um salto destes, jamais esquece e na maioria das vezes se torna um atleta deste esporte. “Para o salto duplo é necessário ter mais de 15 anos, neste caso acompanhado do responsável e muita predisposição a sentir grandes emoções, pois emoção e muita adrenalina é o que não falta”, garante Adrione.

Para Marcos Macagnan, instrutor ASL (IASL 24417D) e um dos organizadores da área de salto, estes eventos estão comprometidos por falta de aeronave. “Nossa grande dificuldade é conseguir aeronave para fazer estes eventos com maior frequência. O tempo que ficamos sem atividades em Pato Branco, foi devido a falta de aeronave homologada, o que é realmente um problema, pois os atletas de Pato Branco estão necessitando se deslocar a outras cidades para saltar, este avião, por exemplo, vem de Concórdia, Santa Catarina e é pilotado pelo comandante Mauri Martello”. 

“Para praticar este esporte, e fazer um salto solo, é necessário ser maior de 18 anos, fazer um exame médico e concluir o curso teórico e prático que acontece sempre às sextas-feiras e sábados pela manhã na semana do evento. No sábado à tarde, o aluno já está apto a fazer seu primeiro salto e sentir toda a emoção e a adrenalina de um esporte não convencional”, convida Marcos Macagnan, instrutor ASL do clube de Paraquedismo Pato Loco.

Entre os alunos de primeiro salto estavam os dois policiais militares, Alexandre Mattner e Evandro Matias. No hangar os dois passaram toda a tarde de sábado muito apreensivos, não por medo de realizarem o primeiro salto, mas pela demora de voarem.

“Não estou nervoso, mas confesso que já sinto a adrenalina correndo mais forte na veia, a cada novo vôo que não estou dentro do avião parece que se passou uma eternidade, estou ansioso para que chegue logo o momento de poder fazer meu primeiro salto”, afirmou Mattner.

Matias procurava se mostrar mais tranqüilo, mas o sentimento com certeza era o mesmo de Mattner. “Não sei como será quando a porta do avião abrir e for meu momento de saltar, mas estou aqui pra isso e não volto atrás por nada do mundo, é algo que sempre sonhei fazer e tenho certeza que depois do meu primeiro salto, vou voltar a cada nova área realizada aqui em Pato Branco. Meu desejo é concluir logo os oito saltos necessários, que são assistidos pelos instrutores, para poder finalmente sentir o prazer da queda livre”.

As próximas áreas de salto em Pato Branco ainda não tem data definida, mas Marcos informa que será em breve e para quem tem interesse em se tornar um paraquedista, ou até mesmo, participar de apenas um salto duplo para sentir a emoção de voar, o clube Pato Loco oferece o curso aqui mesmo em Pato Branco, no hangar do clube, e tem todo equipamento necessário para seus alunos. O telefone de contato para obter maiores informações é: 46-9101-2580 com Marcos Macagnan.


“Quando tiveres provado a sensação de voar, andarás na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteves e para onde desejará voltar”! (Leonardo da Vinci)




















Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde,

trabalho na SeoMarketing que é a agência de marketing digital da Sky Company Paraquedismo. Recentemente vi o seu post sobre paraquedismo e lembrei de um infográfico que explica como funciona um salto de paraquedas. Se quiser, pode publicá-lo. Muito obrigado e sucesso! =)

http://www.paraquedismoskycompany.com.br/salto-duplo.asp