segunda-feira, 2 de julho de 2012

Novo aterro sanitário em Pato Branco deve funcionar até setembro

Atual aterro tem mais de 30 anos e depósito de lixo está sendo feito de forma controlada. 

Deonir Spigosso
Se o problema que envolve toda a cadeia do lixo na região tem no aterro sanitário o maior entrave por conta do custo e de um projeto bem definido, em Pato Branco a nova unidade está prestes a ser inaugurada. O local vai acabar com um problema crônico que vinha se arrastando há mais de 30 anos com o aterro fora das exigências ambientais.

A coleta de lixo orgânico é feita por frota da prefeitura e o reciclável está a cargo de uma cooperativa de reciclagem que trabalha em parceria com o município. No caso de lixo contaminante uma empresa terceirizada é contratada todo ano por meio de licitação para dar destino adequado aos materiais.

Novo aterro

As obras de construção da nova estrutura avançam em ritmo forte e se tudo correr dentro do previsto o novo aterro entrará em funcionamento ainda em setembro deste ano. O investimento em estrutura de barracão para reciclagem e aterros é da ordem de R$ 2.174.703,80. Os recursos foram liberados pelo Ministério das Cidades e contrapartida da prefeitura que também repassou o terreno A localização do novo aterro também foi planejada. A área fica próxima do aterro controlado atual, longe da cidade, mas com acesso fácil e distante do aeroporto municipal.

Na prática a nova estrutura vai agilizar o trabalho de depósito de lixo orgânico que terá local apropriado. Melhor beneficio vai ocorrer com o reciclável que terá espaço para atender a demanda atual e aumentar a capacidade de separação do material.

Atualmente são coletadas cerca de 65 toneladas de lixo orgânico e reciclável todos os dias em Pato Branco. Com a tendência é aumentar em virtude do aumento populacional, campanhas de conscientização ambiental  devem ganhar força para tentar reduzir a emissão de lixo, garante o secretário Municipal de Meio Ambiente, Normélio Bonato.

Estrutura  

Bonato explica que o aterro sanitário será composto por um barracão para triagem com 995 m², sede administrativa com 241,80 m², guarita com balança, pátio de compostagem e aterro sanitário. "Também  teremos demais intervenções de engenharia para dar a adequada disposição dos resíduos urbanos, sem causar danos ou riscos à saúde pública, minimizando impactos ambientais", frisou Bonato.

Ele adianta que a infraestrutura envolve lagoa de tratamento de chorume, dreno de gás, impermeabilização de solo, barracão de separação e, ainda, um local para compostagem dos resíduos orgânicos. Nos barracões será feita a separação do lixo através de parceira com a associação de reciclagem.

Para o prefeito Roberto Viganó está  "será uma obra para ficar na história de Pato Branco, pois refletirá no presente e no futuro da nossa terra. Teremos um aterro modelo", destaca.

O município em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, também organizou a coleta e destinação de pneus velhos, latas de tinta vazia, isopor, óleo de cozinha, produtos eletrônicos, pilhas e baterias de celular.
 

Nenhum comentário: