sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Prefeito cassado, mas não notificado, fecha as portas e some

Da Banda B

A prefeitura de Itaperuçu, município de 24 mil habitantes na região metropolitana de Curitiba, está sem comando desde o dia 14 de fevereiro, data em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou um agravo regimental que manteve a cassação do atual prefeito Neneu Artigas (PDT). O problema é que, na prática, o prefeito foi cassado mas não notificado. Com o feriado de carnaval, até hoje (23) a decisão do TSE não foi publicada em Diário Oficial e, dessa forma, Artigas não foi notificado oficialmente e o segundo colocado nas eleições, Gerson Ceccon (PMDB), não pode assumir.

Artigas já havia sido cassado pelo TSE em novembro do ano passado por abuso de poder econômico. No final de janeiro deste ano, Ceccon chegou a assumir a prefeitura mas apenas por dois dias porque o pedetista conseguiu voltar ao cargo diante de mais um agravo impetrado no TSE.

Como a indefinição sobre o comando do município se arrasta há meses, as 3,5 mil crianças que estudam nas escolas municipais estão sem merenda desde o primeiro dia letivo, em 8 de fevereiro.

O avô de duas crianças que estudam na Escola Municipal de Cândidos, em Itaperuçu, José Maria Code, disse que os alunos está até voltando pra casa por não ter merenda. “Na semana passada as aulas só duraram duas horas porque senão as crianças iam ficar com muita fome. Hoje, eles começaram a dar aula durante todo o período, mas as crianças reclamam de fome. Alguns professores estão dando bolachinha e chá com dinheiro do bolso, mas não tem nada de merenda. Alguns nem ficam na escola mais. Até levei umas caixinhas de leite para ajudar, mas isso não pode ficar assim”, diz o avó indignado.

Desde a notícia da cassação, há nove dias, a prefeitura também está fechada para atendimento ao público. Os funcionários permanecem no prédio mas apenas para trabalhos internos. Há reclamações também de falta de médicos e outros problemas e diversas áreas de responsabilidade do pdoer municipal.

Futuro prefeito

A Banda B conseguiu contato com o futuro prefeito do município, Gerson Ceccon. Ele disse que tudo o que está acontecendo de errado na cidade é de responsabilidade hoje do prefeito Neneu Artigas. “Estou aguardando a publicação da decisão do TSE para poder tomar posse dentro da lei, mas até então quem tem que responder pelo município é o Nenu Artigas. Ele ainda é o prefeito e está agindo de forma irresponsável. A merenda tinha que ter sido comprada”, afirma Ceccon.

Ele acredita que pode normalizar o atendimento em uma semana, depois que assumir. “Já tenho experiência, fui vereador três vezes, fuis ecretário da educação, assumi a prefeitura outras vezes, conheço a cidade e sei que posso normalizar tudo em uma semana”, garantiu. 

Ceccon disse que Artigas abandonou tudo. “Ele fechou a prefeitura, abandonou a saúde, educação, não comprou a merenda, largou tudo, mas ainda há movimentação financeira dentro da prefeitura, com pagamentos de rescisão por exemplo. Ele está lá, trabalhando pra ele”, concluiu o futuro prefeito.

Outro lado

A Banda B tentou contato como prefeito cassado Neneu Artigas na prefeitura de Itaperuçu, mas o telefone geral não atende.

Nenhum comentário: