terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pato Branco: Questões urgentes que precisam ser resolvidas pela atual administração

Fábio Forselini - Advogado Tributarista Empresarial. Consultor Executivo de Empresas. Professor do MBA Executivo de Empresas da Campo Real de Guarapuava e Professor e Orientador do MBA em Gestão Tributária e da Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal da UNIVEL em Cascavel.
Um fato notório, Pato Branco é uma bela cidade que está em crescimento acelerado em termos econômicos e educacionais. A sociedade civil com agilidade e eficiência tem realizado o seu papel de vetora de desenvolvimento econômico e social, tanto que neste anos tem mudado muito a realidade deste município. A população patobranquense está sendo um bom exemplo dinamismo e competência laboral para o município. Seus passos devem ser seguidos.
Aspectos negativos
Por outro lado, alguns aspectos negativos ligados a atual administração pública merecem destaque neste meu breve comentário. Entre as falhas temos a questão da "coleta diária do lixo" que ainda não foi resolvida. Muitas reclamações por parte da população estão acontecendo todos os dias, visto que, não existe um planejamento eficiente e sincronizado na coleta do lixo. Muitas residências estão sendo esquecidas pelos caminhões da prefeitura que coletam lixo orgânico e não orgânico em determinados dias da semana. Este setor da administração está muito confuso... Isto tem que ser visto com urgência pela atual administração.
Outro problema que tem incomodado muito a população são as "rotatórias" e "taxões" colocadas em pontos de risco altamente perigosos em determinados cruzamentos da cidade. Aliás, na Avenida Tupi, na Zona Norte e na Zona Sul, algumas rotatórias estão sendo colocadas sem um estudo técnico criterioso que demonstre a verdadeira necessidade destas rotatórias. Há um excesso de rotatórias e taxões prejudicando a boa circulação do trânsito em Pato Branco e colocando em risco a vida de motoristas e pedestres. Isto tem que ser questionado ao Departamento de Obras e Depatran antes que ocorram mais acidentes com vítimas fatais.
O "trânsito" na área central e em diversos bairros próximos ao centro não existe uma logística clara para veículos de médio e grande porte. O descarregamento de mercadorias em horários específicos não são claros e nem pertinentes. O trânsito está cada vez mais confuso e problemático para pedestres e motoristas. O excesso de "radares eletrônicos" que estão sendo colocados em diversas ruas podem prejudicar também o andamento do trânsito veicular na cidade. Além de gerar um excesso de multas, pode prejudicar o comércio local, pois consumidores de outros municípios deixarão de vir comprar aqui em razão dos radares e das multas elevadas do "Estar". Tais medidas restritivas ao meu ver não são nada simpáticas... Isto precisar ser revisto com inteligência e pensamento racional.
Meio Ambiente
A "desarborização" da cidade é outro problema que tem agravado muito  bem-estar dos habitantes deste município. A área central da cidade praticamente não existe mais árvores. Há um descontrole ambiental que tem provocado doenças e muito problemas a população principalmente de pele pelo excesso de calor e sol que temos na área central do município. Não há um planejamento de urbanização ambiental retilíneo e sincronizado neste município. Poucos bairros da cidade possuem árvores que efetivamente façam sombra e diminuam o calor intenso que temos todos os dias ainda mais com o aumento do aquecimento global. Falta um estudo melhor, mais técnico, mais elaborado, mais planejado na questão ambiental da cidade.
Os "parques ambientais municipais" de Pato Branco, criados muitos anos atrás estão praticamente abandonados. Aliás, o último parque ambiental criado em parceria política com o Governo do Estado do Paraná ( gestão Roberto Requião) - que era da família Piassa - está sendo colocado ironicamente em questionamento na mídia municipal pelo fato de que até agora os proprietários ainda não receberam os valores da indenização desta área. A meu ver, este parque é um verdadeiro "elefante branco" pelo seu custo de manutenção... Ora, infelizmente, não há uma política ambiental organizada, planejada e sustentável no município.
Já em relação aos "parques esportivos-recreativos" que temos estes estão praticamente abandonados, ociosos, sem qualquer utilidade e função. Exemplos: a Fespato em total abandono, o Estádio "Os Pioneiros" hoje fechado, o Ginásio Patão e a pista de Skate com pouco eventos esportivos,  e por fim o Centro Regional de Eventos de Pato Branco, que passa praticamente o ano todo sem qualquer atração cultural, econômica, esportiva, literária, social, turística, etc, etc, etc... Um verdadeiro absurdo!
Outro equívoco que pode ser destacado é a "questão das enchentes" em vários bairros da cidade. O município vem relatando na mídia importantes e valorosos investimentos para estancar este grave problema que vem afetando famílias e empresas da cidade, porém, entre as medidas estão a "canalização" de córregos, riachos e pequenos rios que cortam a cidade. De forma bem leiga e despretensiosa entendo que a canalização não seria o melhor caminho, até porque em muitos países civilizados, de primeiro mundo, isto há muito tempo não existe mais. A meu ver a "canalização" de rios e riachos afeta diretamente o meio ambiente. Estudos pormenorizados por técnicos competentes e especializados na área devem ser feito antes de qualquer construção destes "ductos" que podem prejudicar no futuro o escoamento das águas que percorrem o relevo da cidade. Posso estar errado.
Por fim, outro ponto negativo, talvez o mais importante de todos que precisa ser mudado, é a falta de um grupo, um "conselho de pessoas pensantes", inteligentes, com visão de futuro além-mar, de todas as áreas econômica e profissionais que possam pensar Pato Branco a médio e longo prazo. Vejo que não há por parte da atual gestão qualquer interesse em abrir um espaço para estas pessoas colocarem seus conhecimentos e experiências de vida. Não sei mais parece que existe sim certo medo, um certo receio dos nossos representantes em compartilhar conhecimentos e pensamentos com estas pessoas que conhecem e realmente querem o bem de Pato Branco. Ora, isto também tem que ser colocado em evidência. Eis algumas questões urgentes que precisam ser mudadas. 

Nenhum comentário: