quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

É mais que um jogo, é a sua vida! - Dia da Internet Segura 2011 no Brasil

Dia 08 de Fevereiro diversas organizações debaterão sobre o tema em todo o Brasil


Em 2011, o Dia Mundial da Internet Segura será no dia 08 de fevereiro. 65 países do mundo estão mobilizados para participar do Dia promovendo campanhas de promoção do uso responsável e seguro da Internet. O tema deste ano é: “Estar online é mais que um jogo, é a sua vida”. A campanha reforça a idéia de que nossa vida online também é real e não apenas virtual. “Quando estamos online precisamos ser tão educados quanto em outros espaços de relacionamento e respeitar todos os direitos e deveres como cidadãos. A Internet não é um mundo paralelo, uma terra sem lei. É mais um espaço real de nossa vida”, lembra Rodrigo Nejm, psicólogo e Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil.

O Dia da Internet Segura (“Safer Internet Day”) é uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações dedicadas à promoção do uso seguro da Internet nos países da Comunidade Européia. O objetivo geral da rede e da data é fortalecer campanhas sobre o uso ético e responsável da internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos pedagógicos e guias de boas práticas. No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, os quais vêm buscando mobilizar instituições interessadas em participar das campanhas com atividades de prevenção, divulgação, debates e seminários sobre o uso consciente da Internet.

A proposta do evento é ser multi-institucional, acreditando na responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia e empresas para garantir a proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para estimular o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos. No Brasil, mais de 20 organizações, entre elas instituições públicas, organizações não governamentais e escolas já estão preparando atividades para marcar a data.

Nenhum comentário: