quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A novela “Avenida Tupi” de Pato Branco

A tão esperada duplicação da Avenida Tupi de Pato Branco, trecho entre o Posto Seis Rodas e acesso ao bairro São Cristóvão, é digna de uma novela daquelas com capítulos intermináveis. Não bastasse o prazo completamente estourado para conclusão das obras, as brigas judiciais com comerciantes daquela região, a briga agora é com os moradores dos bairros da região sul.

Na semana passada resolveram fazer pequenos “trevos” de acesso ao longo da avenida, e o que era para ser uma via rápida, já que este foi o grande discurso para sua duplicação, se transformou em afunilamento do trânsito, obrigando os motoristas e motociclistas a “brigarem” por uma única via nestes trechos, criando verdadeiros gargalos no tão complicado trânsito de nossa cidade. Não é possível entender o que tentaram fazer ao projetar e executar tais “trevos” de acesso, um funcionário da empresa que está executando as obras afirma que são a melhor forma de se fazer os acessos, já que para quem vem sentido centro trevo da Patrolinha e necessitar entrar a esquerda, fica impossível fazer esta conversão à esquerda, pois o fluxo de veículos é intenso e em duas pistas seria impossível fazer tal conversão. Mas ai é que fica a dúvida, para que servem as rotatórias? Não é muito mais seguro e muito menos problemático se utilizar as rotatórias para tais conversões?

A revolta dos moradores

Conversando com moradores que iniciaram um protesto naquela região, inclusive quebrando parte destes pequenos “trevos”, a informação é de que a empresa executou a construção destes “trevos” sem ao menos sinalizar o local, o que provocou diversos acidentes, principalmente com motociclistas. Um dos moradores que preferiu não ser identificado, afirmou que a falta de segurança durante todo o período de execução das obras, foi constante. “A sinalização aqui sempre foi precária, a empresa que executou a obra não estava nem ai pra segurança dos moradores da região, muitos acidentes aconteceram durante este período e a prefeitura nada fez para cobrar ou exigir que a empresa cumprisse com o que determina a lei, foi preciso que nós moradores, fizéssemos algo mais sério, pois só no dia de hoje aconteceram seis acidentes, graças a Deus nenhum grave, mas poderia ter acontecido, e depois se alguém morre vítima do descaso tanto da prefeitura quanto da empresa, só vai restar à família chorar e ao povo pagar uma possível indenização pela falta de seriedade e descaso destas pessoas”.

Responsabilidade

É lamentável ver que algo tão esperado pela população, possa estar causando tantos problemas. Entrei em contato com a prefeitura, mais precisamente com o departamento de engenharia, mas parece que nem eles estão se entendendo, o atendente do departamento passou para o IPPUPB dizendo que seria projeto deles, a atendente do IPPUPB transferiu novamente pro departamento de obras afirmando que o projeto e a responsabilidade são deste setor da prefeitura. Enquanto eles decidem quem é o responsável, e quem pode informar sobre este assunto, ficamos aqui esperando a conclusão das obras.

Rotatória do acesso ao Bairro Santo Antônio – Na primeira semana de instalação da rotatória (estrategicamente mal posicionada), o poste de energia elétrica foi destruído em uma colisão.


O que deveria ser duas vias para desafogar o trânsito caótico da região sul, se transforma em um gargalo, proporcionando verdadeiras “brigas” pelo espaço na pista de rolamento.


Local onde foi construído um dos pequenos “trevos” e que foi destruído logo em seguida pelos moradores dos bairros próximos.

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