quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

IDTEP busca recursos junto ao governo do Estado

Consultor do Sebrae Paraná, Cesar Giovane Coline Gonçalves, subchefe da Casa Civil Guto Silva,  secretário da SETI Alípio Santos Leal Neto, diretor Geral do IDTEP Elizandro Ferreira, gerente regional do Sebrae Paraná, Joailson Antônio Agostinho e o Coordenador do CDTIS José Ronaldo Silva.

O diretor Geral do IDTEP – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico Inovação e Pesquisa do Sudoeste, Elizandro Ferreira, cumpriu agenda no início da semana na capital do Estado com o subchefe da Casa Civil, Guto Silva. Acompanharam as visitas, o Coordenador do CDTIS – Centro Regional Integrado de Tecnologia, José Ronaldo Silva, o Gerente Regional do Sudoeste do Sebrae Paraná, Joailson Antônio Agostinho e o Consultor do Sebrae Paraná, Cesar Giovane Coline Gonçalves.

Na Fundação Araucária, que é base de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, a comitiva apresentou ao presidente Paulo Roberto Brofman, os projetos que já estão sendo desenvolvidos pelo instituto e, para surpresa do presidente da Fundação, todas as ações do instituto vem de encontro aos projetos que o governo do Estado está viabilizando. “A nossa intenção é mostrar aos órgãos do governo do Estado, tudo aquilo que o sudoeste já desenvolve na área de ciências, tecnologia e pesquisa. O mais interessante, é saber que tudo aquilo que já planejamos para o sudoeste, é exatamente o que o governo estadual projeta para todo o Paraná, desta forma estamos um passo a frente das outras regiões, e isso, poderá nos auxiliar no momento de receber recursos”, afirma Elizandro.

A segunda visita do dia foi na SETI – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a comitiva foi recebida pelo secretário Alípio Santos Leal Neto.Alípio apresentou as ações da secretária e explicou a razão do sudoeste não fazer parte no mapa da secretaria, que separou o Estado em sete Polos Tecnológicos Virtuais. “Na verdade o sudoeste está presente e faz parte juntamente com a região Oeste, pois os polos foram divididos pelas regionais com atuação dos campi das Universidades Estaduais, no sudoeste temos aUnioestepresente em Francisco Beltrão, assim o sudoeste ficou anexo à região Oeste”, confirma o secretário Alípio.

Para o subchefe da Casa Civil Guto Silva, esta situação deve ser revista. “Não vamos aqui discutir os critérios utilizados pela secretaria, mas pelos avanços que o sudoeste tem nesta área, não podemos aceitar ficar anexo ao oeste, até porque, sabemos das dificuldades que teriam em administrar as duas regiões”.

Na Celepar – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a comitiva do sudoeste foi recebida pelo presidente Jacson Carvalho Leite. “É de extrema importância às visitas destas lideranças, pois além de demonstrarem interesse em conhecer os programas do governo Estadual, e buscar recursos para suas regiões, nos mostram seus avanços tecnológicos e científicos. A Celepar se coloca a disposição para a troca de conhecimento e se propõe a auxiliar o sudoeste, em tudo que possa ser possível e que esteja no alcance da companhia”, comenta Jacson.

Guto Silva faz uma analise sobre a agenda do IDTEP. “Quando o Elizandro solicitou que marcássemos estas reuniões, não fiquei surpreso, até porque conheço bem estas pessoas que estiveram participando desta agenda, e sei a preocupação de cada um nesta área. Quando recebemos a informação que o sudoeste não faria parte dos Polos Tecnológicos Virtuais como regional, ficamos também preocupados, mas segundo o próprio secretário Alípio da SETI, existe a possibilidade de revertermos esta situação, e esta, foi a principal razão das reuniões. Faremos tudo que for possível para colocar o sudoeste no lugar que merece estar, até porque estamos muito a frente de outras regiões neste setor”.

Nenhum comentário: