segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Diálogo da PF mostra ex-senador apresentando os irmãos Vieira como amigos de Lula


Do Painel, Folha de S.Paulo:


O ex-presidente Lula teria tudo para ficar na história do Brasil como o presidente que deu fim a corrupção e puniu de forma exemplar os corruptos, mas na realidade os fatos mostram o contrário e a imagem de Lula já sofre sérios "arranhões".
Cartão de visita Espécie de “relações públicas” da quadrilha investigada na Operação Porto Seguro, Gilberto Miranda aparece em diálogo da Polícia Federal tentando agendar uma reunião entre o ministro Massami Uyeda (Superior Tribunal de Justiça) e Paulo Vieira, ”que é muito amigo do presidente Lula”. “Ele e o irmão, que é diretor da Anac”, diz o ex-senador. Ele coloca Rubens à disposição do filho do ministro, que se aposentou no final de novembro, para questões envolvendo aviação.

Agora começou a briga de verdade, onde acusados apontam o dedo para seus líderes. Paulo Vieira afirma que Investigação “blindou” ministra.

Alvo da Operação Porto Seguro, ele afirma que Izabella Teixeira fez “pressão” para que fosse aprovado projeto de interesse do ex-senador Gilberto Miranda.

Da Agência Estado, via Gazeta do Povo:

Paulo Vieira, alvo da Operação Porto Seguro e apontado como chefe de quadrilha que corrompia servidores de órgãos federais para compra de pareceres técnicos, saiu da trincheira do silêncio e acusa o Ministério Público Federal e a Polícia Federal de “blindarem a ministra Izabella Teixeira”, do Meio Ambiente. Ele afirma que a ministra fez “pressão” para que fosse aprovado projeto de interesse do ex-senador Gilberto Miranda, denunciado por corrupção ativa.

Ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), cargo que assumiu em 2010 por indicação da amiga Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo e acusada de integrar o grupo, ele nega que tenha pago propina a Cyonil Borges, do Tribunal de Contas da União, que delatou o esquema.

Izabella nega benefício e defende licenciamento

Procurada neste domingo (16) à noite pelo Estado, logo após Paulo Vieira conceder a entrevista, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou não ter tratado do projeto da Ilha de Bagres, de Gilberto Miranda, nem com o ex-senador acusado pela Operação Porto Seguro nem com Luís Inácio Adams, chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).

“Não trato de projetos específicos. Quando me dirijo à AGU, o faço formalmente com consultas referentes a questionamentos por parte do órgãos vinculados do ministério sobre entendimentos jurídicos de aplicação de normas ambientais.”

“O processo de licenciamento seguiu os ritos legais e técnicos. Desconheço qualquer informação que comprometa tecnicamente e procedimentalmente a análise e tomada de decisão”, completou a ministra. “O Ibama já prestou informações ao Ministério Público sobre o licenciamento”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Vieira se apresenta como “um petista de baixo clero” e defende Rose categoricamente. Revela-se indignado e amargurado. Recorre a Deus frequentemente, a quem pede proteção nesta etapa difícil de sua vida.

Classifica a ANA de “cabide de emprego”. Desafia que provem contra ele prática de ilícitos e diz não ter intenção de delatar outros nomes – em conversas reservadas havia admitido a possibilidade de contar o que sabe, como divulgou o Estado.

Vai provar, avisa, sua inocência à Justiça. Aponta laços entre o ex-ministro dos Portos Pedro Brito e Miranda. “Tenho provas de tudo.”

Repudia o papel que lhe é imputado pela acusação. “Que quadrilha é essa que supostamente só participou de dois pareceres em anos de ‘atividades’? Onde está o dinheiro de propinas que recebi?”
 

Nenhum comentário: