quinta-feira, 4 de agosto de 2011

DE OLHO NOS BONS ENSINAMENTOS PARA A VIDA

Hoje estou postando um texto do meu amigo Fábio Forselini, sei que é um desabafo e como tal está sendo muito sincero, mas não é um desabafo feito no momento de raiva ou de ira, Fábio pensou e ponderou sobre cada palavra escrita, com calma e muita tranqüilidade, o que me leva a admirá-lo ainda mais.

As eleições de 2008 e os bons ensinamentos para a vida

Dias atrás, em uma boa entrevista sobre questões públicas a uma rádio da nossa cidade de Pato Branco, perguntaram-me se tinha partido político e ainda pretensões políticas a algum pleito para o futuro, informei que não tinha mais pretensões políticas alguma e nem mais partido político, pois desfiliei-me do PTB no final de 2010. E que minha breve carreira política encerrou-se com esta desfiliação.

Na verdade, com o passar do tempo a gente vai amadurecendo e entendendo a vida. E aí aquelas intenções que sempre fizeram parte do espírito cívico de um cidadão de bem, honesto, sério, trabalhador acabam ficando em segundo plano. Aliás, nas últimas eleições para prefeito em 2008, em que em determinado momento fui candidato a "vice-prefeito" pelo PTB, de Peterson Cantu candidato a prefeito pelo DEM, tive muitas decepções.

Primeiro, pelo fato de optatem pelo "dinheiro" e não pelo carisma, pelo trabalho, pelos serviços educacionais e profissionais prestados à comunidade, à região, como professor universitário, como advogado de empresas e consultor executivo de empresas, pela história da família, de vida, de exemplo, de bons préstimos a comunidade, e muito mais...

Quando da minha participação como candidato a "vice", tínhamos até então praticamente 30% nas pesquisas de voto, após minha saída caímos para 15% e no resultado final humilhante de10%. Se tívessemos dado seguimento nas nossas pretensões iniciais - com simplicidade e inteligência - o cenário certamente seria outro. Muito melhor. Mas o destino quiz assim... E então eu fui candidato a "vereador"... outro grande erro...uma verdadeira humilhação para mim... um fiasco para assim dizer. É claro, para muitos, meus eleitores foram de "alto quilate", e que desde já agradeço imensamente estes eleitores por terem acreditado na minha pessoa, nas minhas idéias e nas minhas intenções. Mas tudo o que aconteceu foi o preço de erros e mais erros cometidos por todos naquela alucinada, despciente e inoportuna coligação partidária.

Aliás, após as eleições entrei em profunda depressão, tive problemas financeiros, além é claro de problemas familiares de toda ordem. Quase perdi minha família. Momentos de altos e baixos... somos humanos... Confesso-lhes meus amigos leitores que fui muito difícil para mim passar estes três anos após estas eleições municipais. Muito doloroso e cansativo. A política é esta ilusão de felicidades que só traz tristezas.

Mas a vida continua. E a gente tem que saber tirar destes erros cometidos os ensinamentos e as lições para a nossa vida. E entre as lições mais importantes para a nossa vida estão o trabalho e a família em primeiro lugar. Que não adianta você optar por outros caminhos se não tiver a sua sustentação na família e no trabalho. O equilíbrio de toda uma vida está na esposa, nos filhos e no trabalho. Graças a Deus e aos bons amigos e familiares que sempre estiveram ao meu lado, consegui assimilar estas "premissas" e agora com muita felicidade me dou o luxo de encerrar a minha breve e indigesta carreira política ao da minha esposa e das minhas filhas e do meu trabalho. Talvez algum dia retorne a política mas em outras condições. Com certeza. Até mais ver.
Fábio Forselini - Advogado Tributarista e Empresarial e Professor Universitário.
fabioforselini@axmail.com.br

Nenhum comentário: