sábado, 11 de março de 2017

Pato Branco anuncia parceria com Instituto Campus Party para realização de feira tecnológica

Na manhã de sexta-feira, dia 10, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou, oficialmente, a realização da Campus Weekend, que acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, juntamente com a terceira edição da Inventum, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que será realizada de 14 a 18 de outubro. Promovido pelo Instituto Campus Party, que realiza a maior experiência tecnológica do mundo, o encontro, que acontecerá em Pato Branco, será o primeiro realizado em uma cidade do interior do País. O evento contará com a parceria das universidades, faculdades, entidades, empresas do setor e do Governo do Estado do Paraná.

A Campus Weekend Pato Branco acontecerá durante a terceira edição da Inventum, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 14 a 18 de outubro


O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, afirma que a intenção, ao buscar o evento para a cidade, é dar condições ao desenvolvimento tecnológico. “Nós possuímos todo um cenário favorável, mas que só continuará a crescer se buscarmos atrativos. A Campus Party é um evento referência em todo o mundo e o seu presidente, Francesco Farruggia, acreditou em nós, enquanto município, para realizarmos uma edição aqui. E o nosso compromisso será o de garantir que a tecnologia seja compartilhada em toda a sociedade, incentivando projetos inovadores”, afirmou Zucchi.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, explicou que o diferencial de Pato Branco é a visão de futuro e aqualidade de vida que percebeu ao visitar a cidade. “Os novos paradigmas da revolução digital afirmam que as crianças que nascem hoje, em 25 anos não exercerão nenhum tipo de trabalho que existe na atualidade. Estamos em uma transformação rápida que exige uma mudança na educação, no trabalho e na relação do cidadão com a sua cidade. Tecnologicamente, é a primeira vez que os filhos ensinam os pais”, explanou Francesco.

“A Campus é um local que acolhe esses jovens, que estão dispersos e perdidos no meio dessa revolução. O evento se propõe a norteá-los, servindo como uma ocasião onde as energias são reunidas, oportunizando a troca de conhecimentos em um ambiente que não é hostil, pois entende que essa mudança está acontecendo. E foi isso o que senti em Pato Branco, que é uma cidade onde a administração pública está preparada para fomentar essa mudança, investindo nos jovens e isso é a missão da Campus Party”, concluiu Francesco.

O coordenador de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evandro Razzoto, comentou o avanço que o município apresenta no Estado. “Pato Branco é a única cidade do Paraná que possui Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, mostrando o quanto está avançada neste setor. Este fato é tanto um privilégio quanto uma responsabilidade, pois torna a cidade exemplo, sendo que o evento será um marco para o País e uma oportunidade para o desenvolvimento regional”, pontuou Evandro.


O deputado estadual Guto Silva, que foi o articulador político junto ao governo do Estado e conseguiu o recurso para a realização da feira, enalteceu a importância da promoção do evento. “Nós, enquanto poder público, precisamos estar aptos para entender a nova geração, que já é tecnológica. Esse perfil precisa ser estimulado e o evento será perfeito para este intuito, pois gerará oportunidades”, afirmou.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, o evento será um atrativo para a cidade. “Nós já possuímos um evento consolidado que é a Inventum, agora teremos a parceria da Campus Party agregando valor ao nosso encontro. Lembrando que, além da programação possuir atividades para todas as idades, é construída de forma coletiva, contado com o poder público, entidades, empresas, universidades, faculdades e a comunidade, num evento que pode ser vivido por todos”, explicou Géri. Em 2015, a segunda edição da Inventum recebeu mais de 60 mil visitantes.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital.  Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador.

A Campus Party é uma realização da MCI, empresa global de produção de eventos, gestão de associações e organização de congressos, com sede em Genebra (Suíça), e fundada em 1987. A MCI possui 60 escritórios, espalhados em 31 países entre Europa, América, Ásia-Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. No Brasil, a MCI foi constituída em 2009 e conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Nenhum comentário: