terça-feira, 19 de março de 2013

Audiência pública em Pato Branco, debaterá criação de centro de gestão do Parque Tecnológico Virtual do Sudoeste


Diário do Sudoeste
Nelson Junior
O Coordenador Regional do CDTIS José Ronaldo Silva, Subchefe da Casa Civil Guto Silva e o Secretário de Estado Edson Casagrande
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) está promovendo workshops para a instalação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná, uma plataforma de interação para fomentar o desenvolvimento tecnológico no Paraná.Para aplicar o projeto serão instalados polos de desenvolvimento e gestão ligados às universidades estaduais. A reitoria da Unioeste, em Cascavel, foi a primeira a receber um workshop, que aconteceu na semana passada segundo informações da Agência Estadual de Notícias.

Por possuir um campus da Unioeste, em Francisco Beltrão, a região Sudoeste estaria ligada ao Polo de Desenvolvimento do oeste do Paraná. No entanto, um movimento liderado pelo Centro Regional Integrado de Tecnologia do Sudoeste (CDTIS) defende que o Sudoeste seja sede de um desses Polos de Desenvolvimento. De acordo com José Ronaldo Silva, coordenador do CDTIS, a importância da região como referência na área de tecnologia justificaria a criação. “Ficamos preocupados com a grande abrangência de municípios das duas regiões. Acredito que seria inviável. E o sudoeste esta bem a frente de todos os outros polos na área de tecnologia, pelo nosso sistema regional de inovação e pelos nossos ativos tecnológicos”, completa.

Uma audiência pública para debater o assunto deverá acontecer em abril com a participação de lideranças políticas, de empresários da área de tecnologia, representantes das universidades e faculdades da região entre outras. “O convite é aberto a todos. Precisamos mostrar que o Sudoeste tem vontade de receber isso”, completou Silva.

Segundo ele, a bancada de deputados que representam o Sudoeste, assim como secretários de estado ligados a região já sinalizaram seu apoio à ideia. O secretário de estado da ciência, tecnologia e ensino superior, Alípio Leal, também deverá estar presente.
O desafio para a instalação do Polo seria a gestão por uma universidade, o que poderia ser feito pelos câmpus da UTFPR, que segundo Silva já teriam sinalizado apoio a iniciativa.

Desenvolvimento

De acordo com subchefe da Casa Civil, Guto Silva, a criação de um Polo de Desenvolvimento no Sudoeste acrescentaria mais dinamismo ao ambiente de inovação e tecnologia que já existe no Sudoeste. “O parque tecnológico é um grande ambiente de inovação, de pesquisa cruzada, de alimentação de informações, e nós já temos um quadro bem consolidado de inovação e desenvolvimento científico, principalmente por conta das universidades (UTFPR)”, completou o secretário.

Poderão participar do projeto empresas, instituições de pesquisa, universidades, centros de promoção de empreendedorismo, entre outras. As empresas que aderirem à plataforma vão se beneficiar com o uso de serviços tecnológicos credenciados e terão acompanhamento. O secretário de estado para assuntos estratégicos, Edson Casagrande, pondera que o Parque Tecnológico Virtual é um ambiente para todo o estado, apesar da existência dos polos de gestão. “Todas as cidades estarão incluídas no parque virtualmente. Existirá a monitoria feita por cada reitoria de universidade estadual, como a da Unioeste, mas as ações de tecnologia poderão acontecer em todo o estado do Paraná”, explicou.

O secretário disse ainda que em função do Parque Tecnológico de Pato Branco, e de outras características da região, a criação de um polo no município ajudaria a estimular a participação das empresas e entidades no projeto.

Nenhum comentário: