quinta-feira, 7 de abril de 2011

Donativos para o litoral estão parados

Os donativos para as vítimas das chuvas no Litoral estão parados em depósitos. O motivo: faltam voluntários e comunicação para encaminhar o material. Somente pelo Provopar, quatrocentas toneladas de doações já foram levadas aos municípios atingidos. Segundo a presidente do Provopar, Marli Corlêto, neste momento a maior necessidade é por colchões e materiais de construção. No caso dos voluntários, faltam pessoas para ajudar a reformar as roupas doadas. As doações são encaminhadas duas ou três vezes por semana às cidades atingidas. Hoje à tarde serão feitas novas entregas.

Para quem quiser ajudar, o endereço do Provopar é rua Doutor Muricy, 950. Há um mês os temporais castigam os municípios de serra e do litoral do Estado. Quatro pessoas morreram e mais de trinta mil foram afetadas. Segundo a Defesa Civil do Paraná, para que os donativos sejam entregues à população, é necessário que os moradores de cada município avisem às prefeituras quais são as principais necessidades do momento.

Parando para analisar, eu já trabalhei muito com entidades como Rotary Intenational em programas de arrecadação para vítimas de outras tragédias. Observei por exemplo que existem pessoas que doam apenas aquilo que estava prestes a ir para o lixo, ou seja, eles aproveitam este momento para se desfazer do que iria ser jogado no lixo. Acho isso um absurdo, pois se você fala em doação é se desfazer de algo que ainda poderia usar (roupas e calçados por exemplo), algo que ainda pode ser útil pra você com toda certeza poderá ser muito útil para quem perdeu tudo, mas doar roupas rasgadas, calçados que não prestam para mais nada, chega até ser uma covardia, pois muitos voluntários perdem seu tempo fazendo a triagem, e para quem perdeu tudo não existe tempo para esperar "cosertar" uma roupa, ou colar a sola de um calçado.
Tomara que não aconteça aqui no Paraná o que aconteceu em Santa Catarina, pessoas mal intensionadas desviarem cargas e mais cargas de produtos para revender. Motoristas que desviaram cargas completas de caminhões. O ideal é trabalhar com entidades sérias como Rotary, Lions, Associações Comerciais e Empresariais, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros dos municípios atingidos. A certeza de que o material doado chegue até seu destino é muito maior.

Nenhum comentário: