segunda-feira, 26 de maio de 2014

Requião tenta ressuscitar Ferreirinha, diz Nascimento



Celso Nascimento com Ponto Crítico

Ferreirinha

Tem cheiro de “ferreirinha” o factoide plantado na mídia de que o senador Roberto Requião teria recebido proposta de R$ 30 milhões para desistir de apresentar sua candidatura na convenção estadual do PMDB. O suposto suborno serviria para consolidar a vitória da ala peemedebista que defende coligação com o PSDB e a reeleição de Beto Richa. A “denúncia” teria origem no comitê de Requião – mas é incompleta: quem teria tentado suborná-lo? Detalhe importantíssimo não revelado. Não teria sido o caso de, no mesmo momento, dar voz de prisão ao suposto corruptor?

Requião é conhecido por criar factoides e por fazer acusações a inimigos políticos. A relação do ex-governador com o PT (que é conhecido aliado do PMDB) sempre andou arranhada, mas a “gota d’água” foi à acusação feita a ex-ministro do Planejamento e atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, onde Requião acusou Bernardo de exigir propina, para liberar recursos para a Ferroeste. Entre seus aliados a quem diga: “Se o Bob faz isso com os amigos, imagina do que é capaz contra os inimigos”.

O caso Ferreirinha 

Para que os paranaenses que não votavam naquela época entendam um pouco sobre a grande mentira eleitoral de Requião. 

O episódio mais crítico da carreira política de Roberto Requião ocorreu durante o segundo turno das eleições para o governo do Paraná, em 1990. Requião disputava a eleição com José Carlos Martinez (PTB), morto num acidente de avião ocorrido 2003 e então apontado como favorito pelas pesquisas. Uma semana antes da votação, o programa eleitoral gratuito de Requião cedeu espaço para certo João Ferreira, apresentado como Ferreirinha, que por trás de óculos escuros e boné se identificou como matador de agricultores a serviço da família Martinez. Os eleitores paranaenses deram a vitória a Requião. 

A farsa foi desmascarada antes da posse, quando a Polícia Federal descobriu que Ferreirinha era, na verdade, o motorista Afrânio Luis Bandeira Costa. Com base na descoberta, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná concluiu que houve crime eleitoral e cassou o mandato de governador de Requião, que nem sequer havia tomado posse do cargo. Requião recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obteve a anulação do julgamento e assumiu o cargo. Seis meses antes do final do mandato, em 1994, os ministros do TSE arquivaram o caso, concluindo que havia erros processuais -- o processo havia sido aberto apenas contra Requião, quando deveria ter incluído o vice, Mário Pereira. Quanto a Ferreirinha, nunca mais foi localizado.

Um comentário:

Carla Felix Biscuit Personalizado disse...

olá, td bem? eu e meu marido estamos com muita vontade de morar em pato branco, por isso estou pesquisando bastante e achei seu blogger onde li os pontos ruins da cidade etc. Bom, moramos em são paulo, capital, e nosso sonho é fazer nossa vida em pato branco rsrs gostaria de saber sua opinião sobre quais os melhores bairros para se morar, que sejam tranquilos, os menos perigosos e mais em conta, lógico, pois a principio iremos pagar aluguel, até conseguirmos nossa casa própria.E com relação a empregos,realmente tem bastante oferta? Bom, eu tenho proprio negócio, sou artesã e vendo pelo site, então, a maior preocupação é somente quanto ao meu marido se empregar.Espero que possa me dar essa forcinha e me responder essas questões! =)grande abraço e parabéns pelo blog!