terça-feira, 13 de maio de 2014

Lava Jato dificulta o "caixa 2" em ano eleitoral?



Do Cláudio Humberto 

O nervosismo dos políticos, no Congresso, tem a ver com o temor de serem alcançados pela Polícia Federal ou pela CPI Mista da Petrobras, mas também decorre do “enxugamento” de dinheiro de “caixa 2” no mercado, em pleno ano eleitoral, após a Operação Lava Jato. A “lavanderia” de Alberto Youssef abastecia as campanhas, mas com o esquema desmantelado e o doleiro preso, as doações serão escassas, pelo menos e isso que espera a PF que investiga o caso.

Curiosidade
Investigadores da Lava Jato estão curiosos sobre como as empreiteiras vão fazer para realizar suas doações a campanhas, no “caixa 2”. Quem não se recorda das palavras de Lula assumindo que existiu  e que existia “caixa 2” nas campanhas do PT?

Sempre elas
Empreiteiras são os maiores doadores para partidos. Oficialmente doam pequenas quantias, mas, no “caixa 2”, bancam toda a campanha.

Sempre eles
Em 2013, ano em que não houve eleição, dos R$ 78,9 milhões doados ao PT, cerca de 75% (R$ 60 milhões) foram de construtoras.

BC
Alimentado por empreiteiras com negócios no governo, o esquema Youssef - Paulo Roberto Costa (ex-diretor da Petrobras) seria um “banco central” da corrupção, e seria o encarregado de manter com dinheiro as ações criminosas do grupo.

Nenhum comentário: