quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Município e comunidade debatem futuro do Complexo Frei Gonçalo

Do PatoB



Quem compareceu na apresentação do projeto de revitalização do Complexo Esportivo Frei Gonçalo, pôde conhecer a proposta do Município e participar de um amplo e democrático debate. Moradores de Pato Branco, pioneiros, profissionais de educação física e autoridades locais participaram do encontro, que lotou o plenário da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, dia 19.

Na ocasião, o prefeito Augustinho Zucchi e o secretário de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Paulo Stefani, apresentaram o planejamento para a primeira e a segunda etapa do projeto, que visa tornar o complexo um espaço multiuso, para a prática esportiva, de lazer e cultura.

Zucchi destacou a participação expressiva da população no encontro e o diálogo entre os presentes, que tiveram a oportunidade de conhecer e sanar dúvidas sobre o projeto. "Tivemos um momento esclarecedor. Fiquei feliz com a participação imensa da juventude que apoiou o espaço multiesportivo e também pela participação das pessoas que honram a nossa história", frisou.

Conforme Zucchi, o Município manterá o diálogo com a comunidade sobre o futuro do complexo. "Foi consenso que temos que recuperar o espaço, melhorar o uso e estabelecer um conjunto de práticas esportivas para os nossos jovens e alunos das escolas públicas. Também iremos preservar a história do local, que é muito bonita e valorosa. Preservar a história é cuidar e nós vamos cuidar desse espaço", mencionou o prefeito.

Piscina:As obras da piscina térmica já iniciaram e compreendem a primeira etapa, que terá investimentos de R$ 1.333.750,00 - recursos do Governo Federal com contrapartida do Município. A estrutura, com 1.375,5 m², comportará uma piscina semi-olímpica adulta e uma piscina infantil.

O professor de Educação Física, Paulo Vicari, que atuou por mais de 15 anos nas atividades de natação e hidroginástica da antiga Fespato, ressaltou a importância da nova piscina. "Essa obra representa o sonho das novas gerações. Ensinei milhares de pato-branquenses a nadar. Hoje, a minha filha não tem natação de qualidade. Espero que ela aprenda o que aprendi e ensinei. Estamos vendo que o futuro está sendo respeitado, que as novas gerações de Pato Branco terão conhecimento sobre a modalidade e estrutura para continuar uma história", destacou.

Multiuso: O Município pretende melhorar e ampliar em 10 metros a infraestrutura da pista de caminhada do complexo. O espaço onde funcionava a antiga piscina se tornará um centro de convivência, para promoção de diversas atividades e modalidades esportivas. A proposta também compreende a construção de novas quadras sintéticas de futebol 7, quadras de vôlei, tênis e um playground.

Para a atleta e professora de Educação Física, Ana Paula Roth, 22 anos, o projeto apresentado pelo Município valoriza e oferece estrutura para inserção do esporte na educação pública. "A criança aprende através das atividades físicas. Por isso, é primordial que ela comece a se expressar através do movimento. Não é só o esporte de rendimento que reivindicamos, mas também esporte de qualidade para as crianças e adolescentes", disse.

O adolescente João Pedro Schenatto Padoan Alves, 17 anos, destacou a representatividade do projeto para a juventude. "Gostaria de agradecer muito, porque depois de anos as autoridades lembraram do esporte e tiveram essa iniciativa", enfatizou.

História: O Complexo Esportivo Frei Gonçalo, a antiga Fespato, possui um contexto histórico, pois foi idealizado por pioneiros de Pato Branco. O Município pretende construir um memorial no local, que resgatará a história do espaço e homenageará as famílias dos pioneiros que participaram da idealização.

Luiz Francisco Silva, o Pernambuco, que representou os pioneiros na audiência pública, também aprovou a iniciativa. "Saio daqui feliz, porque gostei do projeto, que visa o futuro. Mostrei para o prefeito o que os pioneiros realmente queriam e ninguém foi contra o Município, porque este é um projeto maravilhoso. Temos que valorizar a ideia do prefeito, com respeito aos pioneiros", ponderou.

Irapuan Cezar Nogueira, professor de educação física da rede pública e privada de Pato Branco, acompanhou o funcionamento da antiga Fespato, bem como os benefícios que o local proporcionou às modalidades esportivas do Município. Ele ressalta a importância da estruturação do esporte para o desenvolvimento de Pato Branco.

"O que está sendo pleiteado hoje é para que isso volte. Não acredito que vá sepultar a história ou a memória do Frei Gonçalo, isso é para fazer o esporte de Pato Branco voltar a crescer. O espaço tem que ser reativado, esse é um projeto sensacional e totalmente exequível, que tem que ser feito, porque Pato Branco está muito carente de estrutura para lazer e esporte", elucidou.

Nenhum comentário: