Agência Estadual de Notícias
Superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino |
Os
portos de Paranaguá e Antonina fecharam 2012 com 44 milhões de toneladas
movimentadas. Este é o maior volume de cargas registrado na história dos portos
e corresponde a um aumento de 8% em relação à movimentação de 2011.
Diversos
fatores contribuíram para atingir esta marca. A safra recorde de grãos, a alta
na movimentação de milho e açúcar e a valorização do dólar explicam o
desempenho.
“Adotamos uma série de medidas de gestão que permitiram atingir estes números. No caso dos grãos, por exemplo, fizemos algumas adequações na forma de programação dos navios e das cargas que provocaram ajustes logísticas que deram mais agilidade ao atendimento em todo o sistema de carregamento. Isso permitiu que atendêssemos o escoamento de uma safra e de uma safrinha recordes, minimizando os entraves”, explicou o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
“Adotamos uma série de medidas de gestão que permitiram atingir estes números. No caso dos grãos, por exemplo, fizemos algumas adequações na forma de programação dos navios e das cargas que provocaram ajustes logísticas que deram mais agilidade ao atendimento em todo o sistema de carregamento. Isso permitiu que atendêssemos o escoamento de uma safra e de uma safrinha recordes, minimizando os entraves”, explicou o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
O
Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá fechou 2012 também com a maior
movimentação da história: 16 milhões de toneladas. O recorde anterior, 14
milhões de toneladas, era de 2011.
PÁTIO
– Em consequência à alta na movimentação dos grãos, o recebimento de caminhões
carregados com o produto também cresceu. O pátio de triagem do Porto de
Paranaguá recebeu, em 2012, 353 mil caminhões, contra 293 mil em 2011 – um
aumento de 20%. Os números também mostram que cresceu a participação da carga
proveniente de outros estados e que são movimentadas em Paranaguá.
Os
caminhões provenientes do Mato Grosso, por exemplo, representaram 20% do total
de caminhões que chegaram ao pátio em 2012. No ano anterior, os caminhões
vindos do Mato Grosso não representavam mais de 15% do total de veículos.
“Este aumento de cargas provenientes de outros estados é resultado do trabalho que estamos realizando de aumentar a confiança do exportador nos portos paranaenses. O diálogo constante, as melhorias logísticas e operacionais, além do trabalho da dragagem, tem atraído de volta muitos clientes que, em anos anteriores, haviam deixado de operar em Paranaguá”, explica o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
“Este aumento de cargas provenientes de outros estados é resultado do trabalho que estamos realizando de aumentar a confiança do exportador nos portos paranaenses. O diálogo constante, as melhorias logísticas e operacionais, além do trabalho da dragagem, tem atraído de volta muitos clientes que, em anos anteriores, haviam deixado de operar em Paranaguá”, explica o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.
Para
o superintendente da Appa, ainda falta muito a fazer para atender o Plano de
Governo Beto Richa. “Neste ano, fizemos ajustes nos modelos logísticos e
finalizamos os projetos de expansão. Para 2013, interviremos pesadamente na
infraestrutura para garantir o Porto dos próximos 20 anos”, complementa
Dividino.
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