terça-feira, 13 de setembro de 2011

Avião da Sanches Tripoloni cai na região de Maringá e mata três pessoas

Larissa Ayumi Sato e Luiz de Carvalho


Um avião que pertence à Construtora Sanches Tripoloni caiu na manhã desta terça-feira (13) na região de Maringá, matando três ocupantes - o piloto e dois passageiros. De acordo com informações iniciais do Corpo de Bombeiros, o avião seria um bimotor e teria caído entre Ângulo (a 32 km de Maringá) e Flórida (a 44 km de Maringá).

As vítimas são o piloto Juliano Vargas Vital, o engenheiro Paulo Ferracini e Nelson Busato dos Santos Junior, de acordo com informações do Aeroporto Silvio Name Júnior de Maringá.
O avião é um bimotor Beechcraft modelo Baron BE-58, prefixo PP-KST. O Corpo de Bombeiros informou que é uma aeronave que opera sempre no terminal aéreo. A aeronave teria seis horas de autonomia de vôo, ou seja, estava com o tanque cheio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda do avião ocorreu por volta das 9 horas, no local chamado Água da Valência, que fica entre Flórida e Ângulo.
De acordo com a Polícia Militar (PM) de Ângulo, o local foi isolado devido à grande quantidade de pessoas no local. As causas do acidente ainda não foram informadas. No entanto, um bombeiro que também é piloto disse à reportagem que o acidente não ocorreu por pane de comando. O destino seria uma fazenda, já que o avião transportava botijões de sêmen.
Parentes das vítimas chegaram à propriedade rural por volta das 10 horas. Os peritos que vão investigar as causas da queda estão sendo aguardados.
Outros pilotos que chegaram ao local confirmaram ainda que o tanque da aeronave estava cheio e a bateria ainda estava funcionando. Ainda conforme os pilotos, houve pane nos dois motores ao mesmo tempo, e o acidente teria sido causado provavelmente por problemas elétricos.
O grupo se dirigia à fazenda da Sanches Tripoloni, em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, quase divisa com Rondônia. De acordo com informações de familiares, o piloto tinha mais de duas mil horas de voo, e era funcionário da empresa há dois anos.
A empresa Sanches Tripoloni informou às 10h25 que só vai se pronunciar sobre o acidente no período da tarde - informações extra-oficiais dão conta que uma das vítimas seria parente dos proprietários da construtora.
Investigação
Uma equipe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) – ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (CENIPA) da Força Aérea Brasileira, confirmou que uma equipe está se deslocando a Maringá e deve chegar no final da tarde para apurar as causas do acidente.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio da assessoria de imprensa, informou que foi comunicada sobre o acidente e aguarda informações provenientes da Aeronáutica. A assessoria de imprensa da Aeronáutica disse que a queda está em fase de averiguação, e deve divulgar informações em breve.
Os corpos das vítimas serão encaminhados posteriormente ao Instituto Médico-Legal (IML) de Maringá.

Nenhum comentário: