Em reunião realizada no dia 15 de março na associação comercial e empresarial de Pato Branco, a comissão formada para elaborar e executar o projeto definiu o dia 15 de agosto, como sendo o dia “D” para o fim da campanha de conscientização e consequentemente o fim das sacolas plásticas nos supermercados da cidade.
Foram escolhidos ainda o logo da campanha, modelo das sacolas retornáveis e textos para os folders e cartazes. As entidades que compõem a comissão alteraram o prazo inicial de 90 dias, para 150 dias por entender que o processo de conscientização deve ser muito bem elaborado. A campanha inicia já nos próximos dias e será apresentada nos bairros da cidade, escolas municipais, estaduais e privadas.
“Durante estes 150 dias de campanha, vamos procurar distribuir material educativo e explicativo, em todas as escolas, comércio e residências de Pato Branco. A intenção é que as informações possam chegar a todos os cidadãos, pois ao contrário do que muitas pessoas pensam, projetos como este deixaram de ser modismo, se transformaram em uma necessidade. Estamos percebendo dia após dia às alterações climáticas no nosso planeta, milhares de mortes acontecem a cada ano por conta destas alterações, não podemos mais ficar apenas olhando de longe e fazendo de conta que está tudo bem, nada está bem e no ritmo que estamos indo, o planeta terra não conseguirá resistir por muito mais tempo, ele está clamando por socorro e chegou a hora de cada um pelo menos tentar fazer sua parte”, explica Valéria de Oliveira Consultora do Projeto Empreender da ACEPB e uma das coordenadoras do projeto “Sacolas Retornáveis”.
Neste período de campanha as sacolas plásticas ainda estarão disponíveis nos supermercados da cidade, mas após o termino da campanha no dia 15 de agosto, este produto será retirado dos caixas, ficando o cliente de cada estabelecimento encarregado de levar a sua sacola retornável de casa. “Os estabelecimentos que estiverem participando do projeto estarão identificados com o selo da campanha, e disponibilizarão a seus clientes, sacolas retornáveis a preço de custo, valor este que não deverá ultrapassar R$ 1,99. Também estará a disposição de todos os clientes material de divulgação do projeto e banners em local sempre visível”, ressaltou José Ronaldo da Silva, Vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Um comentário:
Esperamos com essa iniciativa diminuir consideravelmente a quantidade de sacolas distribuidas nos supermercados pelo menos. No comércio será uma segunda etapa... Qq tu acha do projeto?
Postar um comentário