A empreiteira Odebrecht usou o Grupo Petrópolis, da cervejaria Itaipava, para doar R$ 40 milhões a campanhas de partidos da base aliada a chapa da Petista Dilma Rousseff em 2014. Os detalhes do esquema foram apresentados pelo ex-executivo da Odebrecht Benedicto Júnior, em depoimento à Justiça Eleitoral, segundo reportagem de Fábio Motta, do Estado.
O empreiteiro Marcelo Odebrecht também afirmou que a Itaipava foi usada como “laranja” pela Odebrecht para fazer doações oficiais. Na audiência desta quinta-feira, Benedicto Júnior, o BJ, não detalhou a discriminação do repasse de R$ 40 milhões às campanhas.
Ex-presidente da construtora Odebrecht, Benedicto Júnior disse que usava as empresas do Grupo Petrópolis porque o grupo Odebrecht não queria ser listado como a maior doadora a políticos. Já Marcelo Odebrecht afirmou que “usava muito” a Itaipava para fazer doações eleitorais sem que o nome da empreiteira se tornasse público e, depois, “procurava um jeito” de reembolsar a cervejaria.
Se eu como apreciador de cerveja já não gostava muito desta marca, agora tenho mais uma ótima razão para excluir definitivamente a Itaipava da minha lista de compras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário