segunda-feira, 25 de março de 2013

Richa entrega 302 viaturas para reforçar a segurança em 19 cidades

AEN/PR

O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (25/03) mais 302 novas viaturas para reforçar as frotas das polícias Civil e Militar. A PM recebeu 208 viaturas e 94 foram para o Departamento de Polícia Civil. Os veículos, entregues em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, serão distribuídos imediatamente para várias regiões do Paraná. 

As viaturas fazem parte do pacote de 1.470 veículos que o governo estadual adquiriu. "Este é o maior lote de viaturas adquiridas pelo governo na sua história. O compromisso do governo na reestruturação da segurança pública é demonstrado mais uma vez com a entre de novos veículos para as polícias”, disse o governador. 

A ampliação da frota faz parte do programa Paraná Seguro, criado para oferecer condições adequadas de trabalho para as polícias. As viaturas serão entregues para unidades das polícias em Curitiba, Guarapuava, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Apucarana, Toledo, Cornélio Procópio, Pato Branco, Jacarezinho, Campo Mourão, São José dos Pinhais, Colombo, Lapa, Paranaguá, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Paranavaí.

O programa Paraná Seguro prevê, ainda, reforço nos efetivos policiais, compra de equipamentos, a construção de batalhões e delegacias e a implantação de módulos policiais. O governador lembrou que, inicialmente, estava programada a compra de 1.220 viaturas. Mas, o processo de licitação, realizado no ano passado, garantiu economia que tornou possível a aquisição de mais 245 veículos. “Foi um processo com transparência e austeridade. Essa é uma diretriz do nosso governo, fazer mais com pouco”, disse Richa.

Pato Branco recebeu na data de hoje 11 novas e modernas viaturas, estas serão distribuídas entre 11 municípios da microrregião do 3 BPM. Os soldados André Bussolaro e Elizangela Rodrigues da Silva (foto), juntamente com o tenente Batista, estiveram em Curitiba e receberam as chaves das mãos do governador Beto Richa.

Soldado André Bussolaro, soldado Elizangela Rodrigues da Silva, recebendo das mãos do Governador Beto Richa, as chaves da viaturas para o 3 BPM.

Richa: ações integradas das polícias no PR são exemplo para o País



Do Fábio Campana

O governador Beto Richa afirmou que a união de forças policiais no Paraná, é um exemplo para o País e está ajudando a combater “implacavelmente a criminalidade no Estado”. Richa esteve no 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cascavel, onde cumprimentou os oficiais responsáveis pela apreensão de 420 kg de drogas na última quinta-feira.

A ação contou com a participação de policiais militares e policiais rodoviários federais e agentes federais. “Uma grande operação que resultou em uma das maiores apreensões de drogas do Brasil”, afirmou Richa. Segundo Richa, em todas as ações o Governo do Estado busca firmar parcerias e somar forças para o bem da população.

terça-feira, 19 de março de 2013

Audiência pública em Pato Branco, debaterá criação de centro de gestão do Parque Tecnológico Virtual do Sudoeste


Diário do Sudoeste
Nelson Junior
O Coordenador Regional do CDTIS José Ronaldo Silva, Subchefe da Casa Civil Guto Silva e o Secretário de Estado Edson Casagrande
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) está promovendo workshops para a instalação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná, uma plataforma de interação para fomentar o desenvolvimento tecnológico no Paraná.Para aplicar o projeto serão instalados polos de desenvolvimento e gestão ligados às universidades estaduais. A reitoria da Unioeste, em Cascavel, foi a primeira a receber um workshop, que aconteceu na semana passada segundo informações da Agência Estadual de Notícias.

Por possuir um campus da Unioeste, em Francisco Beltrão, a região Sudoeste estaria ligada ao Polo de Desenvolvimento do oeste do Paraná. No entanto, um movimento liderado pelo Centro Regional Integrado de Tecnologia do Sudoeste (CDTIS) defende que o Sudoeste seja sede de um desses Polos de Desenvolvimento. De acordo com José Ronaldo Silva, coordenador do CDTIS, a importância da região como referência na área de tecnologia justificaria a criação. “Ficamos preocupados com a grande abrangência de municípios das duas regiões. Acredito que seria inviável. E o sudoeste esta bem a frente de todos os outros polos na área de tecnologia, pelo nosso sistema regional de inovação e pelos nossos ativos tecnológicos”, completa.

Uma audiência pública para debater o assunto deverá acontecer em abril com a participação de lideranças políticas, de empresários da área de tecnologia, representantes das universidades e faculdades da região entre outras. “O convite é aberto a todos. Precisamos mostrar que o Sudoeste tem vontade de receber isso”, completou Silva.

Segundo ele, a bancada de deputados que representam o Sudoeste, assim como secretários de estado ligados a região já sinalizaram seu apoio à ideia. O secretário de estado da ciência, tecnologia e ensino superior, Alípio Leal, também deverá estar presente.
O desafio para a instalação do Polo seria a gestão por uma universidade, o que poderia ser feito pelos câmpus da UTFPR, que segundo Silva já teriam sinalizado apoio a iniciativa.

Desenvolvimento

De acordo com subchefe da Casa Civil, Guto Silva, a criação de um Polo de Desenvolvimento no Sudoeste acrescentaria mais dinamismo ao ambiente de inovação e tecnologia que já existe no Sudoeste. “O parque tecnológico é um grande ambiente de inovação, de pesquisa cruzada, de alimentação de informações, e nós já temos um quadro bem consolidado de inovação e desenvolvimento científico, principalmente por conta das universidades (UTFPR)”, completou o secretário.

Poderão participar do projeto empresas, instituições de pesquisa, universidades, centros de promoção de empreendedorismo, entre outras. As empresas que aderirem à plataforma vão se beneficiar com o uso de serviços tecnológicos credenciados e terão acompanhamento. O secretário de estado para assuntos estratégicos, Edson Casagrande, pondera que o Parque Tecnológico Virtual é um ambiente para todo o estado, apesar da existência dos polos de gestão. “Todas as cidades estarão incluídas no parque virtualmente. Existirá a monitoria feita por cada reitoria de universidade estadual, como a da Unioeste, mas as ações de tecnologia poderão acontecer em todo o estado do Paraná”, explicou.

O secretário disse ainda que em função do Parque Tecnológico de Pato Branco, e de outras características da região, a criação de um polo no município ajudaria a estimular a participação das empresas e entidades no projeto.

quinta-feira, 14 de março de 2013

O velho ato de repúdio


Por Yoani Sánchez

Talvez vocês não saibam – porque não se conta tudo num blog – porém o primeiro ato de repúdio que vi na minha vida foi quando só tinha cinco anos. A agitação no casarão chamou a atenção das duas meninas que éramos minha irmã e eu. Assomamos a grade do corredor estreito para olhar para o piso de baixo. As pessoas gritavam e levantavam o punho em volta da porta de uma vizinha. Com tão pouca idade não tinha a menor idéia do que se passava. Mais ainda, quando agora relembro o acontecimento apenas tenho a recordação do frio do corrimão nos meus dedos e um curto instante dos que vociferavam. Anos depois pude ordenar aquele caleidoscópio de evocações infantis e soube que havia sido testemunha da violência desatada contra quem queria emigrar pelo porto de Mariel.

Pois bem, desde aquilo tenho vivido então vários atos de repúdio de perto. Seja como vítima, observadora, ou jornalista… Nunca – vale à pena esclarecer – como participante. Recordo um especialmente violento que experimentei junto as Damas de Branco, onde as hordas da intolerância nos cuspiram, empurraram e até puxaram os cabelos. Porém o de ontem a noite foi inédito para mim. O piquete de extremistas que impediu a projeção do filme de Dado Galvão em Feira de Santana era algo mais do que uma soma de adeptos incondicionais do governo cubano. Todos tinham, por exemplo, o mesmo documento – impresso a cores – com uma fieira de mentiras sobre minha pessoa, tão maniqueístas como fáceis de rebater numa simples conversação. Repetiam um roteiro idêntico e guiado, sem ter a menor intenção de escutar a réplica que eu poderia lhes dar. Gritavam, interrompiam, num momento tornaram-se violentos e de vez em quando exibiam um coro de palavras de ordem dessas que já não são ditas em Cuba.

Contudo, com a ajuda do Senador Eduardo Suplicy e a calma ante as adversidades que me caracteriza, conseguimos começar a falar. Resumo: só sabiam berrar e repetir as mesmas frases, como autômatos programados. Assim a reunião foi muito interessante. Eles tinham as veias do pescoço inchadas, eu esboçava um sorriso. Eles me faziam ataques pessoais, eu conduzia a discussão ao nível de Cuba que sempre será mais importante que esta humilde servidora. Eles queriam me linchar, eu conversar. Eles obedeciam a ordens, eu sou uma alma livre. No fim da noite sentia-me como depois de uma batalha contra os demônios do mesmo extremismo que atiçou os atos de repúdio daquele ano oitenta em Cuba. A diferença é que desta vez eu conhecia o mecanismo que fomenta estas atitudes, eu podia ver o longo braço que os move desde a Praça da Revolução em Havana. 

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

Gestores do Sudoeste conhecem Rede Executiva Integrada do Governo do Paraná


Agência de Noticias do Paraná

Chefes e coordenadores dos núcleos do sudoeste
Os secretários de Governo, Cezar Silvestri, de Comunicação Social, Marcelo Cattani, e o subchefe da Casa Civil, Guto Silva, realizaram nesta quarta-feira a segunda reunião com os chefes e coordenadores de núcleos e escritórios regionais do Paraná. Desta vez, estiveram representados os municípios do Sudoeste do Paraná. 

“Este é um encontro que estamos fazendo com todos os chefes de regionais. Queremos integrá-los para que possam trocar experiências de trabalho, mostrar as ações desenvolvidas e estreitar as relações dos núcleos com as secretarias e o Palácio Iguaçu”, destacou Cezar Silvestri. 

Durante o encontro, o subchefe da Casa Civil, Guto Silva, apresentou o projeto de Rede Executiva Integrada. “Pretendemos uniformizar nossas informações e compartilhá-las para que todos os chefes de regional possam acessá-las e, também, contribuir para essa grande rede integrada que será formada em todo o Paraná. Além disso, poderemos reorganizar os núcleos regionais e dar mais agilidade aos projetos do governo.”, enfatizou. 

Para o secretário de Comunicação Social, Marcelo Cattani, as reuniões e as atividades resultantes desses encontros irão ampliar os canais de comunicação entre todas as esferas do governo estadual e também todas as regiões do Estado. “Queremos ter, por meio dessa rede integrada, um canal de comunicação permanente entre o governo, os núcleos regionais e a população”, destacou. 

Estiveram presentes na reunião chefes dos núcleos e escritórios regionais dos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Realeza, Chopinzinho, Palmas, Mangueirinha, Clevelândia e Coronel Vivida. 

Entre as secretarias representadas na reunião estiveram: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Esportes, Trabalho, Família e Desenvolvimento Social, além do Detran, Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). 

As reuniões estão acontecendo todas as quartas-feiras, no Gabinete de Gestão da Informação, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.