terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Policiais flagrados bebendo cerveja são afastados da corporação

Os dois policiais militares que foram flagrados bebendo cerveja durante serviço já foram afastados da corporação. Eles faziam o policiamento de uma competição automotiva ontem à tarde em Araucária. A foto dos dois circula nas redes sociais desde a madrugada de hoje e vem acompanhada da seguinte frase: “Exemplo, vocês estão fazendo isso errado”.

O Major Eudes Camilo da Cruz, que está como responsável pelo 17º Batalhão – corporação da qual fazem parte os policiais, explica que os PMS vão ser indiciados e que também vão responder administrativamente a processos.

O major explicou que nunca tinha visto um caso como esse acontecer com a polícia militar do Paraná.

O major ainda contou que um dos policiais estava na corporação há cerca de 10 anos. Na imagem, um dos PMS está com uma lata da bebida na mão e o outro está consumindo a cerveja.

Entendo que os policiais em questão quebraram as regras que regem a conduta policial, mas em relação à punição a estes soldados, só vai acontecer por serem soldados, não é verdade? Acompanho diversos eventos sociais em todo o Estado e por inúmeras vezes já observei policiais bebendo em serviço, mas no caso não eram soldados e sim Tenentes, Capitães, Majores e até Coronéis. Neste caso nunca ouvi falar que algum oficial tenha sofrido qualquer tipo de punição, até mesmo a mídia se cala diante de fatos assim.

Volto a frisar: Os policiais agiram errado sim e devem sofrer algum tipo de punição, mas o que estão fazendo com eles em rede nacional é um crime ainda pior que o cometido por eles. E se a conduta cobrada pelo comando da Polícia Militar aos soldados é esta, que seja a mesma conduta de cobrança e punição, aos oficiais que se embriagam em festas e eventos.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Deputado federal Moacir Micheletto morre em acidente de trânsito no PR

Micheletto estava sozinho no veículo Corolla que bateu em uma caminhonete Hilux. Duas pessoas que ocupavam o outro veículo ficaram feridas e foram levadas para um hospital da região.

O deputado federal Moacir Micheleto (PMDB/PR) morreu na tarde desta segunda-feira (30), em um acidente automobilístico no interior do Paraná. O parlamentar era conhecido pela atuação em temas referentes à agricultura e pecuária.

Micheleto dirigia sozinho na PR-239, no município de Assis Chateubriand, no interior do Paraná, onde tinha uma fazenda. Em uma curva, o deputado, que guiava um Corolla, bateu de frente em uma caminhonete Hilux, ficando preso às ferragens e morrendo ainda no local. No outro veículo, uma pessoa ficou gravemente ferida e foi encaminhada para o hospital. 

Pelo twitter, o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, lamentou a morte do colega de bancada. "Noticia triste. A vida como ela é. Ou deixa de ser. Deputado Moacir Micheleto, grande amigo de todas as horas, faleceu. Grande perda para a Câmara e para o PMDB", postou. "Perdi um amigo que muito, mas muito me ajudou".

Moacir Micheletto nasceu em Xanxêre (SC), em 1942. Formado Agronomia pela Universidade Passo Fundo (RS), ele era deputado federal desde 1991.

O corpo do parlamentar será velado até às 17h de manhã (terça-feira) no salão paroquial Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand, onde morava. O sepultamento ocorrerá amanhã, às 17h30, em Toledo.  Ele  deixa esposa Diolinda Salete (56 anos) e três filhos, Marcel Henrique (32 anos), Leonardo Augusto 27 anos) e Ana Letícia (25 anos). 

Filiado ao PMDB desde 1982, exercia o sexto mandado, firmando-se como referência política, ética e profissional.  Desempenhou diversas funções e cargos, sempre lutando pelo fortalecimento da agricultura brasileira e paranaense. Foi um intransigente defensor da triticultura e da modernização da legislação florestal brasileira. Micheletto teve atuação marcante como presidente da comissão especial para a reforma do Código Florestal Brasileiro e exercia atualmente o cargo de coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Governador veta projeto de lei que proíbe uso de sacolas plásticas no PR

Do G1
 
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), vetou o projeto de lei de autoria do deputado Caíto Quintana (PMDB) que proibiria o uso de sacos e sacolas plásticas no estado. Na avaliação de Richa, o projeto de lei é contrário ao interesse público porque ocasionaria aumento de preços ao consumidor. A medida foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (23).

O projeto foi aprovado em dezembro de 2011 pela Assembleia Legislativa e acabaria com o uso de sacos e sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. A lei autorizaria, apenas, o uso de sacos e sacolas plásticas fabricadas com matérias primas biodegradáveis, derivadas total ou parcialmente de fontes de origem renovável natural.

Segundo o governo, o tipo de sacola estipulado pelo projeto é mais caro e os estabelecimentos comerciais provavelmente não iriam arcar com este custo repassando-o ao consumidor. Além disso, o governo justifica com aspectos ambientais. “O projeto de lei gera no imaginário das pessoas a falsa ideia de que as novas embalagens poderiam ser descartadas sem qualquer dano ao meio ambiente, o que não é verdade. Essas embalagens supostamente biodegradáveis são plásticos oxidegradáveis ou fragmentáveis, que recebem aditivos químicos para acelerar o processo de degradação”, diz trecho do veto.

A política pública mais adequada seria, na visão do professor de Geologia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Eugênio de Lima, associar uma redução gradativa do uso de sacolas plásticas à educação ambiental.

“O investimento tem que ser feito na educação, por outro lado algumas atitudes do governo ajudam a criar a visão ambientalmente na sociedade. Esse percurso tem que ser feito passo a passo e uma atitude imediata de proibição não é tão eficaz, mas também eu não vetaria. O interessante é uma redução progressiva, como 20% ao ano”, afirmou ao G1 o professor.

Atualmente, são distribuídas 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora no Brasil, ou cerca de 13 bilhões por ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em São Paulo uso de sacolas plásticas é restrito

Desde quarta-feira (25), os estabelecimentos comerciais de São Paulo deixaram de oferecer gratuitamente sacolas plásticas para os consumidores – cada uma custa em torno de R$ 0,20. O consumidor deve buscar alternativas para levar a compra para casa. As opções vão desde sacolas retornáveis, produzidas com lona ou PET, a carrinhos com bolsas acopladas.

Ex-deputado Carlos Simões foi preso por não ter sido localizado para depor

O Tribunal de Justiça do Paraná informou, através de sua assessoria, que o ex-deputado Carlos Simões foi preso porque não compareceu às audiências e não foi encontrado em nenhum dos endereços que comunicou no processo. O Tribunal chegou a convocá-lo publicamente através de jornais, mas não compareceu para ser interrogado no inquérito do caso “Gafanhotos”, em que funcionários de deputados estaduais, e até alguns parlamentares, autorizavam que os salários fossem depositados em uma única conta corrente. A maioria dos beneficiados nunca trabalhou no Legislativo no período investigado, de 2001 a 2004. O ex-deputado foi o único de mais de 60 envolvidos no mesmo inquérito, a ser preso. O advogado de Simões entrou com um pedido de revogação da prisão preventiva.

O pedido de prisão foi expedido em setembro de 2011 pela 9ª Vara Criminal da capital. O ex-deputado Carlos Simões, preso na última quinta-feira (26) sob a acusação de peculato (apropriação indébita por funcionário público), completa hoje quatro dias na cadeia. Ele ocupa um dos alojamentos do Centro de Triagem 2 de Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Segundo informações, Simões aparenta tranquilidade, não está com o uniforme laranja usado pelos detentos e permanece sozinho no alojamento reservado para funcionários públicos durante a detenção.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Revivendo a história política de Pato Branco

Fotografia de João de Paula, que faz parte do livro, "O Futebol na Memória de Pato Branco" de Rudi Bodanese. Este jogo memorável foi entre os Vereadores de Pato Branco e de Francisco Beltrão, a partida foi preliminar do jogo Pato Branco X Grêmio de Maringá. Em pé da esquerda para a direita: Adular Genza, Daniel Cattani, Nelson Sguarezi, Nilso Sguarezi (deputado estadual) e Valdecir Drancka. Agachados: Ernesto Pilatti, Astério Rigon (prefeito municipal), Jairo Bertol, Itacir Sebben (in memoriam), Germano Corona e Neri Garbin.

Carros batem de frente e quatro morrem na BR 277

Santana de Pato Branco, carregado com cigarros, e um Corolla do Paraguai se envolveram no acidente.

Por Evandro Artuzi com informações da CGN Cascavel

 
Um acidente com quatro mortes foi registrado por volta das 4 horas de hoje (27) no km 638 da BR 277, em Céu Azul.

Um Santana de Pato Branco, carregado com cigarros, e um Corolla do Paraguai bateram de frente. Três passageiros do Corolla com idades entre 13 e 20 anos, além do motorista do Santana, morreram no local.

O motorista e uma passageira do Corolla, também jovens, ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao Hospital Universitário. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de Cascavel para identificação.

O acidente aconteceu em uma curva e ao que tudo indica o Santana, que seguia para Cascavel, invadiu a pista do Corolla que transitava na direção contrária. Os corpos foram identificados nesta manhã (27) pelo IML de Cascavel.

A informação ainda é extraoficial, já que identificação foi feita com base nos documentos encontrados nos carros, por isso são aguardados familiares das vítimas para fazerem o reconhecimento.

Os três passageiros do veículo Corolla a princípio foram identifiados como, Alan Benites Hanner, 13 anos, Érica Antonela Gomes, 19 anos, Sara Beatriz Gonzales, 21 anos.

O nome do condutor do Santana ainda não foi divulgado. 


Já os outros dois ocupantes do Corolla, Hanz Gonzalo Balcoza e Maiara Gabriela Gomes permanecem internados no Hospital Universitário.

Tribunal Regional Eleitoral nega pedido de cassação de vereador Palmense

Por unanimidade de votos os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná julgaram improcedente a petição do PPS (Partido popular socialista).

Por Alencar Pereira

Em meados do mês de outubro o vereador Palmense Nilo Umberto Deitos Junior, oficializou seu egresso do PPS (Partido Popular Socialista) e ingressou no PSD (Partido Social Democrático), hoje o terceiro maior partido em representatividade no Congresso Nacional.

Após a atitude tomada, Deitos teve conhecimento que o seu antigo partido o (PPS), pelo qual se elegeu impetrou junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná uma Ação contra ele por Infidelidade Partidária, Ação negada por unanimidade de votos pelos Juízes do Tribunal na semana passada.

Conforme Resolução (22.610/2007,1°, § 1°, II) do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a criação de um novo partido político é justa causa para desfiliação do anterior, por isso não perde o cargo o vereador que em 2011 deixou a legenda pela qual foi eleito, para integrar a um novo partido.

O vereador recebeu a noticia ainda na segunda-feira (16), mais só se pronunciou sobre a decisão ontem "fico feliz e aliviado com a decisão, agora é só continuar trabalhando, pois este ano é promissor" Pontuou Deitos.

Segundo Nilo Deitos, sua adesão ao PSD se deu por um convite do Deputado Estadual Eduardo Sciarra hoje presidente do partido no Estado do Paraná. Deitos comentou que sua saída do PPS não foi repentina, a tempo vinha analisando a linha de pensamento do seu antigo partido, porém ele não concordava com algumas situações internas dentro PPS e diretrizes impostas pelo partido a nível local e estadual. O acórdão com a decisão do TER foi publicada no Diário da Justiça do Paraná oficialmente na sexta-feira (20).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vigilantes do transporte de valores entram em greve no início do mês que vem

Os vigilantes do transporte de valores do Paraná vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira quem vem, dia 1º de fevereiro. Os bancos devem ficar fechados, já que a legislação não permite a abertura de agências sem a presença de, no mínimo, um vigilante. A categoria está insatisfeita e reivindica 10% de aumento salarial, além de reposição das perdas da inflação e benefícios, como vale-alimentação. Segundo o presidente do sindicato dos vigilantes, João Soares, a greve é inevitável, já que as empresas não apresentaram propostas satisfatórias.

São 26 mil vigilantes em todo o Paraná. João Soares adianta que a próxima semana será de muitos problemas, principalmente para quem precisa dos bancos.

Amanhã a noite a categoria se reúne para programar os rumos da paralisação e para decidir se os vigilantes patrimoniais também devem aderir a greve.


Pacotão para amansar deputados?

Joice Hasselmann

De olho na reeleição o Presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), resolveu dar um agradinho para os deputados estaduais.

Ele reajustou em 14% a verba de ressarcimento. O valor destinado a despesas com alimentação, telefone, correio, entre outros gastos passou de R$ 27,5 mil para R$ 31,4 mil. E nos bastidores a informação de que o pacote de benesses pode ser bem maior.

Os deputados paranaenses vão ganhar aumento de verba parlamentar. A verba vai subir de 27 mil e quinhentos reais para 31 mil e quatrocentos reais. Ou seja, quase quatro mil reais a mais todo mês para os deputados gastarem com as despesas de gabinete. Já a partir de fevereiro, o novo valor vai estar na conta dos parlamentares. A mesa diretora da assembleia justificou o aumento, como explica o primeiro secretário, deputado do DEM, Plauto Miró.

“O que estamos fazendo é simplesmente corrigir este valor que os deputados recebem, pelo índice inflacionário. Estes valores são referentes a viagens, hospedagens, alimentação, combustível, é uma verba que existe, é uma verba legal e que agora está sendo corrigida de acordo com o índice inflacionário”.

Não sei quem eles estão tentando enganar com todo este blá blá blá, pois é nítida a intenção de Valdir Rossoni, já que este almeja se manter no cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

No ano passado, algumas medidas do presidente da casa, Valdir Rossoni desagradaram os colegas parlamentares como o corte da verba extra, que ficou conhecida como 14 e 15 salários e por isso o reajuste seria para acalmar os ânimos e deixar o caminho mais interessante para uma reeleição do presidente.

E tem deputado alegando que não é necessário o reajuste, é o caso de Tadeu Veneri, do PT.

O aumento representa um gasto a mais de dois milhões e 700 mil reais por ano. Os deputados Luiz Claudio Romanelli e Durval Amaral, que estão licenciados porque são secretários de estado, mantêm os gabinetes.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Brasil, paraíso dos "Colarinhos Brancos"

O que fazer politicamente pelo Brasil?

Já dizia Rui Barbosa que: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus. O homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Será realmente este o futuro da política no Brasil? Atualmente com raras exceções, observamos que qualquer cidadão digno, honesto e bem intencionado, não tem futuro na política, os próprios partidos se encarregam da exclusão dos bonzinhos. Para eles não passam de tolos e inocentes, úteis às vezes, porém, plenamente descartáveis ao primeiro entrave entre a ética e a prática, muitas vezes usando o batido chavão de que, “é preciso quebrar alguns ovos para se fazer uma omelete”. 

Mas é nosso dever lutar contra a desigualdade social, a imoralidade administrativa e outros vícios que corrompem a humanidade, para que possamos viver num mundo efetivamente justo. Não podemos de maneira nenhuma assistir a isso tudo de forma tão complacente, é nosso dever como cidadãos lutar para mudar este quadro, está na hora de darmos um basta a tanta corrupção, tanta falta de vergonha, está na hora de reagirmos.

Segundo o velho Ulisses Guimarães, “o mais trouxa dos políticos conserta relógio no escuro usando luvas de boxe”. É este político que queremos?

Depois de tudo que já acompanhamos na mídia nos últimos anos, só temos mesmo é que acreditar que em 2012 o povo deixará de ser tão ignorante e não votará mais nestes corruptos que criam leis para eles próprios...

Nestes últimos anos observamos que a corrupção está mesmo extrapolando todas as barreiras da decência, são senadores, deputados, ministros, juízes, advogados, promotores, desembargadores, governadores, prefeitos, vereadores, filhos, esposas, irmãos, amantes e compadres, todos envolvidos em escândalos dos mais variados tipos. 

Acompanhamos também que ninguém é condenado a nada, não existe confisco de bens adquiridos de forma ilícita. Então por que devemos ser honestos? Por que ser ético se isso hoje em dia não tem mais nenhum valor? O caos social que vivemos atualmente é um reflexo da falta de justiça, da impunidade destes canalhas que roubam abertamente a nação. 

Acorda Brasil, arranca este câncer maldito das tuas entranhas, pinta tua cara mais uma vez e sai às ruas exigindo o fim da corrupção neste país. Vamos aproveitar as eleições municipais e exigir que os partidos só apresentem candidatos ficha limpa. Vamos começar de baixo para cima a limpeza na política, primeiro nos municípios, depois nos estados e por fim em Brasília, extirpando toda e qualquer erva daninha da política brasileira.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pato Futsal quer conquistar a Chave Ouro em 2012

A Lavarda Esportes, empresa gerenciada pelo ex-atleta de futsal Luiz Sérgio Lavarda, o Lavardinha, apresentou para a imprensa e patrocinadores, o seu arrojado projeto para o ano de 2012. O novo projeto passa por uma reformulação dentro e fora da quadra, atuando verdadeiramente como uma empresa esportiva.

Em 2011, mesmo passando por inúmeras dificuldades, o Pato Futsal foi campeão paranaense da série prata. Para o ano de 2012, agora na série ouro, a diretoria nem pensa em uma simples participação. “Nosso projeto é arrojado e nem pensamos em algo diferente, queremos o título da série ouro em 2012. No início do ano passado muitos me chamaram de louco, de sonhador, mas mostrei que é possível transformar um sonho em realidade. Com muitos meninos que cresceram jogando bola nas quadras de Pato Branco e algumas contratações de fora, montamos a melhor equipe de futsal de Estado e provamos isso durante todo o campeonato, foram 20 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas. Estamos montamos uma equipe campeã para este ano, não apenas dentro da quadra, mas fora dela também contamos com um time de campeões”, afirmou Lavardinha.

Da equipe que disputou a série prata, Vando, Fernando, Douglas, Alex Gaúcho, Tato, Eduardo Junior “Malinha” e o técnico Márcio Borges, permanecem na equipe. Leandro de Martini (goleiro), Wagnão (ala esquerda), João Marcos (ala esquerda), Giovanni (ala direita), Caio (pivô) e Flavio (fixo), são as novas contratações.

Já a equipe que fará parte da diretoria e comissão técnica, chamado por Lavardinha de “Time fora de quadra”, ficou assim definida: Luiz Sérgio Lavarda (Gerente de Futsal), Agnaldo Menger (Coordenador Administrativo), Cantu Alimentos (Coordenador Financeiro), Marcelo Dalle Teze e Vanderlei Correia (Coordenadores de Comunicação), Edson Casagrande, Cláudio Petrycoski e Jefferson Cantu (Conselho de Patrocinadores), Márcio Borges (Técnico), Leonardo Coimbra (Preparador Físico), Anderson Nether (Mordomo), Instituto Mussi e Dr. Samuel (Fisioterapia), Dr. Edenilson Betiol e Dr. Álvaro Cattani (Médicos) e Luiz Carlos Lazarini (Departamento Jurídico).

Em suas entrevistas Lavardinha sempre faz questão de agradecer o apoio recebido dos empresários que acreditaram em seu projeto, a prefeitura municipal de Pato Branco, a torcida que incentivou e se fez presente nos jogos do Pato Futsal, principalmente a TOC 6 (Torcida Organizada Camisa 6).

O Campeão Voltou!


Marcelo Dalle Teze, Fernando (goleiro), Agnaldo Menger, Edson Casagrande, Roberto Viganó, Cláudio Petrycoski, Luiz Sérgio Lavarda, Leandro De Martini (goleiro) e Márcio Borges (técnico).

Lavardinha e Cláudio Petrycoski (Atlas Eletrodomésticos)

Lavardinha e Agnaldo Menger (Agvel)

Lavardinha e Marcelo Dalle Teze (Aliados Comunicação)

Lavardinha e Edson Casagrande (Rede Oeste)

Lavardinha ladeado por Fábio e Roberto, organizadores da TOC 6 (Torcida Organizada Camisa 6) e Ronaldo um dos grandes apoiadores do Pato Futsal.

Lavardinha e Roberto Viganó
 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Encontrado o corpo do empresário Altair Dagios

Após 24 horas do incidente, foi localizado, no Rio Iguaçu, em Saudade do Iguaçu, nesta quinta-feira (19/01), às 17h15, o corpo do empresário patobranquense Altair Daggios, 67 anos.

O mesmo afundou no rio dentro de seu veículo, uma Camioneta Land Rover, após sofrer um mal súbito na quarta-feira (18/01), por volta das 17h45.

O empresário estava no lago em companhia de duas mulheres e uma criança, quando apresentou um problema de saúde e perdeu o controle da direção do veículo, que entrou no rio e naufragou.

Ainda na quarta-feira (18), uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não conseguiu realizar mergulhos devido à forte correnteza por se tratar de uma área próxima da Hidrelétrica Salto Santiago.

A busca foi suspensa e retomada na manhã desta quinta-feira (19) por duas equipes de Bombeiros, com auxílio de voluntários e familiares da vítima.

Mesmo assim enfrentaram dificuldades, devido à correnteza e outros fatores apresentados como, profundidade, pedras e falta de visibilidade. As condições melhoraram a partir das 16 horas, quando as turbinas da usina foram desligadas.

Com isso, a correnteza cessou e os mergulhos foram possíveis resultando na localização do corpo e do veículo, que estavam a uma profundidade aproximada de doze metros, mais ou menos 150 metros distante do ponto onde havia naufragado.

O corpo, que estava no interior do veículo, foi retirado no início da noite e encaminhado ao IML de Pato Branco. Já o  veículo, esse permaneceu submerso.

De acordo com o Aspirante Oliveira, do 2º SGBI de Pato Branco, a remoção fica a critério da família. “Nosso trabalho encerra com o achado do corpo e sua retirada da água, as demais questões cabem somente a família”, relatou.

A pedido da família não foram feitas imagens do momento em que o corpo foi retirado da água.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Empresário patobranquense naufragou com veículo no Rio Iguaçu

Altair Dagios, 67 anos, sofreu um mal súbito e caiu no lago. O fato foi registrado em Saudade do Iguaçu nesta quarta-feira (18), pro volta das 17h45.

Por Evandro Artuzi

Uma fatalidade movimentou o setor de segurança pública em Saudade do Iguaçu no final da tarde desta quarta-feira (18/01). O empresário Patobranquense Altair Dagios, da Implasul, desapareceu nas águas do Rio Iguaçu, próximo a Hidrelétrica Salto Santiago, depois de sofrer um mal súbito.

Segundo informações, a vítima foi até o lago em companhia de duas mulheres e uma criança. Ao chegar, deixou os três na margem e foi até a rodovia BR 158, num quiosque, comprar uma porção de peixe. Ao retornar à margem do lago passou mal, quando o veículo, uma Camioneta Land Rover, seguiu na direção da água e naufragou com a vítima dentro.

O carro foi visto por populares descendo pela correnteza aproximadamente uns 100 metros, quando desapareceu totalmente. De acordo com a Polícia Militar, o fato aconteceu por volta das 17h45 e o comunicado foi feito às 17h55, informou o Soldado Maffioleti, que atua no Pelotão de Saudade do Iguaçu.

O Corpo de Bombeiros foi comunicado e uma equipe de busca e salvamento esteve no local, mas não obteve êxito na localização do veículo e do corpo. Conforme o Sargento Stefano, a forte correnteza e a falta de condições adequadas impossibilitaram o mergulho. As buscas terão seqüência na manhã desta quinta-feira (19/01).

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Abandono de terrenos piora problemas em Pato Branco

Falta de manutenção, limpeza e fiscalização de áreas  favorece a ação de bandidos além de problemas ambientais e o aumento de casos de dengue.

Apesar dos inúmeros casos de proliferação de doenças, entre elas a dengue, ocorridos a partir de focos encontrados em terrenos baldios localizados no município de Pato Branco, grande parte dessas áreas continua abandonada pelos proprietários, não recebem a limpeza apropriada,  colocando em risco a segurança e a saúde da população. Até mesmo o passeio público fica completamente abandonado, os pedestres necessitam dividir espaço com veículos e motos, colocando a própria vida em risco.

Nos bairros da cidade a situação é ainda mais alarmante, em alguns casos os proprietários não residem na cidade, tem nestes imóveis apenas uma forma de investimento seguro, esquecem por anos que seus terrenos estão causando problemas para a população que reside nas proximidades dos mesmos.

Saúde pública

O problema da falta de manutenção e limpeza chega a influenciar na saúde pública e no meio ambiente. Os terrenos apresentam problemas com o mato alto, lixo e, segundo os moradores, infestação por animais peçonhentos, principalmente aranha marrom e cobras das espécies Urutu e Jararaca (ambas muito perigosas). 

Um morador do bairro Santa Terezinha diz que já matou duas cobras pequenas em sua casa, mas que não sabe precisar a espécie das mesmas. “Aqui sempre tem esses bichos, tenho certeza que as cobras maiores estão bem escondidas no meio desse matagal. Eu já matei duas e me assusta pensar que as crianças estão brincando sempre lá fora e correm o risco de topar com esses bichos. O dono do terreno e a prefeitura não fazem nada e só não dá marginal escondido por aqui porque eu fico de olho e ligo pra polícia quando vejo algo estranho no meio do mato”.

O que diz a lei

A lei municipal número 1297 de 1994 autoriza o Poder Executivo efetuar limpeza e conservação em terrenos baldios, uma vez que estes estejam abandonados pelos seus proprietários. Segundo a lei, os proprietários dos terrenos urbanos baldios terão um prazo de 30 (trinta) dias, para executar a limpeza e remoção de entulhos dos seus imóveis. Decorrido o prazo previsto e não tomadas às providências cabíveis, a Prefeitura Municipal efetuará os serviços de limpeza necessários. Feita a limpeza, a Prefeitura notificará, extrajudicialmente, o proprietário do imóvel para que efetue o pagamento das despesas respectivas, no prazo de trinta dias. Decorrido o prazo para o pagamento, e o mesmo não sendo feito, o Poder Executivo converterá o valor em UFM e lançará em dívida ativa.

Por que esta lei não está sendo cumprida?