segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pato Futsal vai a Ponta Grossa e empata com a equipe da casa


Gelada noite nos campos gerais e no entanto muito quente em quadra no ginásio Oscar Pereira em Ponta Grossa. A partida mais esperada da 7ª rodada da Chave Prata rendeu fortes emoções aos presentes. Apesar do placar ínfimo o jogo apresentou muitas chances de gol pros dois lados. Com a capacidade do ginásio reduzida, o público ponta grossense não prestigiou em grande número sua equipe e a partida começou com muito respeito nas posturas táticas das equipes, principalmente o time de casa que se resgaurdou esperando o Pato vir pra cima, aos poucos o Lojão do Keima foi se soltando e o que vimos foi um jogo totalmente aberto com muitas chances pros dois times. Na primeira etapa Gian foi o principal articulador da equipe dos campos gerais e por parte do pato, o pivô Ederson desperdiçou muitas chances de abrir o marcador até que o pivô da casa, Pessoto, protegeu a bola e encontrou o ala Gleyson passando pela ala pra chutar e fazer o primeiro gol do time da casa. Ainda no primeiro tempo um fato desagradável ocorreu na arquibancada, um "torcedor" se aproveitando de um lançe isolado na lateral aproveitou o momento e covardamente desferiu  um soco no rosto do capitão Vando do Pato Futsal, o comportamento longe de seres bípedes racionais rendeu-lhe a expulsão de dentro do ginásio. Jogo reiniciado e o panorama se manteve, o Pato atacando e o Ponta Grossa devolvendo na mesma moeda e por pouco Gleyson não faz o segundo gol após boa jogada de ataque junto com o ala Fio.
 
Segundo tempo e o Pato voltou com mais força e novamente desperdiçando várias chances de gol, até que ele, Ederson, de tanto insistir conseguiu com êxito girar pra cima de seu marcador e de perna esquerda bater no canto impedindo a defesa do goleiro Rafinha, empate. Ponta Grossa esboçou reação, contudo o goleiro Fernando operou milagrosa defesa em chute do pivô Henrique que desviou em juninho e exigiu apurado reflexo do arqueiro patobranquese. Com maior volume de jogo e aproveitando o desgaste físico do time da casa, o Pato ofereceu perigo em vários lançes de ataque, porém em todas pecou na finalização, além do mais a arbitragem oriunda de Castro errou demais pros dois times se mostrando fraquíssima pra um jogo de alto nível como vimos na cidade princesina, no final o capitão Vando aproveitou o espaço deixado pelos marcadores e de perto da grande área chutou perigosamente a direita de Rafinha saindo a bola pela linha de fundo. Término de jogo, Lojão do Keima Futsal 1x1 Pato Futsal . 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Márcio Borges quer unir técnica e experiência ao Pato Futsal

O treinador da equipe do Pato Futsal, Márcio Borges, está unindo muito bem a técnica dos jogadores com a experiência. O resultado deste trabalho está sendo apresentado nos jogos, Márcio explica que o importante é ver que a equipe segue muito motivada. “Estamos trabalhando muito duro com estes garotos, forçando exercícios de passe, recepção e condução de bola, mas sempre priorizando a técnica de cada atleta. Temos na equipe, jogadores experientes que já decidiram títulos e garotos com grande habilidade que só necessitam apurar a técnica e melhorar o posicionamento em quadra. Estamos bem focados no nosso objetivo que é a classificação para a segunda fase e lutar pelo título da série prata”.







O presidente do clube, Luiz Sergio Lavarda (Lavardinha), está colaborando muito nos treinos, ao final de cada série Lavardinha conversa com os atletas e procura corrigir posicionamento e falhas de cada um em quadra. “Uma equipe que está brigando pelo campeonato, precisa trabalhar firme e sempre focada no objetivo, nossos atletas sabem da importância de classificar bem, de somar o máximo de pontos possível nesta fase, sabem da necessidade de manter a confiança. Devemos estar conscientes de que em algum momento poderemos sofrer uma derrota, mas o mais importante é saber assimilar bem isso e não se abater. Estamos trabalhando com um único objetivo, queremos o título do campeonato paranaense da série prata, sabemos das dificuldades, mas também sabemos que esta equipe tem condições de chegar lá, basta acreditar e levar muito a sério o trabalho feito aqui todos os dias”, comenta Lavardinha.



No sábado o Pato Futsal vai a Ponta Grossa enfrentar a equipe local que segue em segundo na classificação geral, mas a equipe de Lavardinha e Márcio Borges joga fora de casa muito motivada pela série de vitórias e quer manter a invencibilidade. O próximo jogo em casa será no dia 4 de junho, o Pato Futsal enfrentará a equipe de Pitanga e conta com o apoio dos torcedores para lotar o ginásio de esportes Dolivar Lavarda (Lavardão).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pato Futsal faz grande jogo pela série prata

As equipes Pato Futsal e Toledo Futsal se enfrentaram na noite do último sábado, no Ginásio de Esportes Dolivar Lavarda (Lavardão), em Pato Branco. Antes mesmo de iniciar a partida, a equipe do Pato Futsal mostrou seu lado social, fez todo seu aquecimento usando camisetas com frases da campanha Corrente Sanguínea: “Ajudar ta no sangue” e “Doe sangue e convide mais alguém a doar”. O presidente do clube, Luiz Sergio Lavarda (Lavardinha), explica que em todos os jogos o Pato Futsal fará este tipo de apelo a população. “Esta é a contribuição social que nossa equipe pode fazer, em todos os jogos estaremos levando informação ao público referente a campanhas de conscientização”, comenta Lavardinha.


O bom público que compareceu ao local para conferir o jogo não se decepcionou. Digna de duas equipes que almejam chegar longe no Campeonato paranaense de Futsal, a partida foi recheada de emoção até o fim. Apesar do placar com poucos gols 2 a 1 a equipe do Pato Futsal segue firme em busca da classificação para a próxima fase da competição, com um aproveitamento de 100%.

Com o resultado, o Pato Futsal se mantém invicto e líder isolado com 15 pontos, três a frente do segundo colocado, e com a vantagem de ter um jogo a menos. Agora, a equipe patobranquense volta às quadras apenas no dia 28 de maio para enfrentar o segundo colocado na tabela, a equipe de Ponta Grossa, Lojão do Keima Futsal.

O Jogo

Mesmo com uma noite fria em Pato Branco, termômetros na casa dos 16 graus, a partida começou em um ritmo quente. O Pato Futsal partiu com tudo para tentar abrir o placar logo no começo da partida. No entanto, a equipe patobranquense exagerou no número de chances desperdiçadas. Com o placar apertado no primeiro tempo (1 X 0) com gol de Guelé, o Pato Futsal continuou perdendo oportunidades de ampliar o placar. No segundo tempo a emoção aumentou quando o Toledo Futsal empatou (1 X 1), mas estourou o número de faltas, oportunizando para o time da casa explorar e tentar levar a sexta falta, e isso não demorou a acontecer, Éderson foi escalado pra fazer a cobrança do tiro livre direto e não desperdiçou a oportunidade marcando o segundo gol da equipe patobranquense.



A partida ganhou ainda mais emoção. O Toledo Futsal foi com tudo para cima do time da casa, mas o Pato Futsal soube administrar muito bem os momentos que teve a posse da bola, mantendo o resultado até o apito final. Wando, um dos mais experientes da equipe patobranquense, juntamente com o goleiro Fernando, foram fundamentais na vitória do Pato Futsal. Fernando praticando importantes defesas e Wando mantendo a equipe unida, jogando com muita garra e determinação.
 
Goleiro Fernando, um dos principais destaques do jogo

Wando se destaca por aliar habilidade, garra e vontade de vencer
Uma vez mais devo destacar a importância da presença da torcida organizada Camisa 6 (TOC 6), a galera não parou de cantar e torcer um só minuto, enaltecendo a garra dos jogadores do Pato Futsal.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professora do RN critica educação no estado e vira “heroína” nas redes sociais

Um vídeo que mostra a professora Amanda Gurgel criticando a situação da educação no Rio Grande do Norte durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados de seu estado fez com que a professora ganhasse admiradores por todo o país.

O vídeo que mostra a fala de Amanda teve 180 mil visualizações no YouTube desde o dia 14, quando foi postado, e seu nome ficou entre os “trending topics” do Twitter - a lista dos temas mais comentados da rede social - entre quarta e quinta-feira.

Amanda mostrou seu contracheque de R$ 930 aos deputados e enumerou algumas das dificuldades encontradas pelos professores no estado, além dos baixos salários: transporte precário, salas de aula superlotadas e até a proibição aos professores de comerem a merenda oferecida aos alunos.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Proerd realiza sua 1ª formatura da região em Mariópolis

Indianara Viacelli - Assessoria de Imprensa
Nesta quinta-feira, 05, aconteceu a 1ª formatura de 2011 da região sudoeste do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Em Mariópolis, ao todo 114 alunos das 4º série das escolas municipais participaram do programa de iniciativa da Polícia Militar, em parceria com a administração municipal.
Estiveram presentes na solenidade de formatura o prefeito Neuri Gehlen, o vice-prefeito Tranqüilo Pagnoncelli, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Vieira dos Santos, a secretária municipal de Educação, Marinês Hoppen, o Padre Pedro Piloneto, o comandante do destacamento da Polícia Militar de Mariópolis, Sargento Márcio Rodrigues, o comandante da 2ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão Jackson Aquiles Busnello, o coordenador do Proerd em Mariópolis, sargento Sérgio Luiz Sendeski Schereiner e demais autoridades militares. Também estiveram presentes diretores, professores, pais, representantes do poder executivo e legislativo, lideranças comunitárias e religiosas.
A secretária de Educação enfatizou a importância da participação do município e Polícia Militar na formação dos alunos do Proerd. “Esta parceria estabelecida visa educá-los para a conscientização de não usar drogas e combater a violência no meio escolar, aproximando mais os alunos de suas famílias e comunidade”, argumentou Marinês. 
O sargento Sérgio disse que foi muito tranqüilo trabalhar com as crianças do município. “Foram 10 aulas ministradas, sendo uma aula por semana. Eles estavam sempre atentos, perguntando e tirando suas dúvidas. Desde o início das aulas tivemos 100% de aproveitamento, encerrando os trabalhos com chave de ouro e abrindo as formaturas do Proerd da região aqui no município de Mariópolis”, revelou Sérgio.
O prefeito Neuri elogiou e comemorou os bons resultados do trabalho realizado pela Polícia Militar em parceria com a Educação. “Também estamos preocupados com a educação moral das nossas crianças. Estamos plantando a sementinha de hoje para dar bons frutos no futuro. Acreditamos que este é o melhor caminho. Só temos a agradecer a todos os envolvidos, pois com este trabalho, todos ganham. O Proerd é um grande sucesso”, afirmou o prefeito Neuri.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Brasileiro terá de pagar por nova carteira de identidade

Documento, que começa a ser emitido em julho, está orçado em R$ 40

Andreza Matais

O governo decidiu que os brasileiros terão de pagar pelo documento que substituirá o RG a partir de julho. O RIC (Registro de Identidade Civil) está orçado em R$ 40. O Executivo ainda tenta alternativas para reduzir esse valor a R$ 15.

Atualmente não há lei que defina cobrança pelo RG e 11 Estados, além do Distrito Federal, oferecem o documento de graça, entre eles São Paulo, Rio, Bahia e Pernambuco.

Outros 15 cobram pelo RG, de R$ 5 a R$ 28,25. Atualmente, são os próprios Estados que definem o preço do documento e que ficam com os recursos arrecadados. Também são os governos que confeccionam e vão continuar emitindo o documento.

"A gente entende que não tem por que cada Estado cobrar um valor diferente", afirmou Paulo Ayran, secretário-executivo do comitê gestor que discute o assunto no Ministério da Justiça.

O alto custo para a confecção do documento pelos Estados é o que tem atrasado a substituição progressiva do RG, lançada com pompa pelo governo Lula e inicialmente prevista para janeiro.

Segundo o governo, o custo do RIC é mais alto do que o do RG porque se trata de um cartão magnético com chip que terá certificação digital, o que permitirá usá-lo em operações na internet.

O governo federal vai bancar uma remessa de 2 milhões desses documentos, que serão distribuídos gratuitamente em todo o país.

O restante terá de ser confeccionado pelos Estados e cobrado da população. Há uma disposição do Executivo de isentar da taxa os beneficiários do Bolsa Família.

O cartão sai para o governo a R$ 20 -o governo não explicou o motivo de a cobrança ser o dobro desse valor. O papel para confeccionar o atual RG custa, em média, R$ 0,01 para os Estados. O governo desistiu, por enquanto, de unificar com o RIC os números do CPF e do RG.

Para tentar baratear o custo do RIC, o governo quer criar o Fundo Nacional de Identificação Civil e obrigar os Estados a repassar parte do que arrecadarem com a emissão do novo documento a esse fundo.

Um projeto já está pronto para ser encaminhado ao Congresso. A Folha apurou que uma das propostas é que o repasse seja de 10%. O restante ficaria com os Estados.

O calendário do governo prevê que em 2012 os Estados confeccionem 8 milhões de cartões e, no ano seguinte, 20 milhões, número que irá crescendo gradativamente até que em nove anos todos os brasileiros tenham substituído seus RGs. Quando isso ocorrer, a lei que criou o RG deverá ser revogada.
 
Documento terá de ser trocado periodicamente

Ao contrário do documento de papel usado atualmente, o substituto do RG terá prazo de validade. O governo defende que de dez em dez anos os brasileiros troquem o documento para evitar que hackers roubem os dados armazenados em dois chips.

O projeto original previa que o RIC (Registro de Identidade Civil) fosse substituído a cada 20 anos, mas a avaliação do governo é que esse é um período muito longo para preservar as informações do cartão -que terá o número mantido na troca.

O RG de papel não tem validade. Deve ser substituído apenas quando há alteração de nome, por exemplo.

Com o novo documento, será possível fazer contratos pela internet, porque a certificação digital permite comprovar que o negócio está sendo feito com uma pessoa real. Serão usados dois chips no cartão para armazenar os dados, um deles de 64 KB e outro com 80 KB - esse último terá a certificação digital.

A capacidade de armazenamento é pequena. Um CD virgem, por exemplo, armazena quase 11 mil vezes mais informação do que os chips.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pato Futsal vence o Unipa Foz

Não foi um show do Pato Futsal, mas a equipe rendeu o suficiente para mais uma vitória (3 a 1). Desta vez, a vítima foi a equipe do Unipa de Foz do Iguaçu. O Pato Futsal jogou em casa e diferente dos dois jogos anteriores, a equipe não sofreu uma queda de rendimento na segunda etapa, muito pelo contrário, a equipe entrou em quadra pra o segundo tempo muito mais determinada. A torcida que lotou as dependências do ginásio Dolivar Lavarda (Lavardão), pode ver uma equipe jogando com garra e muita vontade de vencer.

Apesar de superior durante toda a partida, o jogo se tornou difícil para o Pato Futsal e com jogadas violentas. No primeiro tempo foram várias oportunidades de gol, mas todas parando nas mãos do goleiro do Unipa.

O primeiro gol surgiu apenas no segundo tempo, Alex Maranhão tocou para Eduardo de Abreu Junior (Malinha), que fez um bonito gol (1 a 0) . Logo em seguida foi a vez de Malinha ser o garçom e servir Alex Maranhão. Maranhão recebeu a bola, tirou a zaga da jogada e deu um lindo drible no goleiro, tocando para o fundo da rede (2 a 0). O gol do Unipa Foz veio já no final do jogo, o Unipa faz jogada com o goleiro linha e consegue fazer o único gol da equipe numa falha do Pato Futsal (2 a 1). O terceiro gol aconteceu quando faltavam poucos segundos para o final do jogo, Wando recebe a bola em cobrança de lateral, aproveitando que o goleiro linha estava no ataque, chuta forte e faz um belo gol, acabando com qualquer chance de reação do Unipa Foz. 

O técnico do Pato Futsal, Márcio Borges, destacou a forte marcação do Unipa Foz. "Foi um jogo equilibrado como a gente esperava. A cidade de Foz do Iguaçu sempre teve uma importante história no futsal paranaense, revelando grandes jogadores. É evidente que nos falta ainda um pouco de conjunto, mas o objetivo de jogar competitivamente foi alcançado com êxito. A equipe ainda tem muito a crescer ao longo do campeonato, temos jogadores importantíssimos lesionados, mas contamos com uma equipe bem formada e focada no objetivo principal, a classificação para a próxima fase".

A torcida organizada Camisa 6 está mais uma vez de parabéns, torceram, gritaram e incentivaram a equipe durante toda partida. “O clima positivo da torcida contagia até mesmo dentro da quadra”, afirma o camisa quatro Wando.

O próximo jogo do Pato Futsal será dia 14 de maio na cidade de Cantagalo contra a equipe da casa, e volta a jogar em casa, apenas no dia 20 de maio contra a equipe do Toledo Futsal. Os dois jogos são de extrema importância para o Pato Futsal, já que todas as três equipes estão com três vitórias em três jogos e a mesma pontuação (9 pontos).