segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Caça-fantasmas planejam "acompanhar" eleição da Assembléia nesta terça-feira (1º de fevereiro)

Por Esmael Morais
Os principais líderes de organizações estudantis passaram o final de semana trocando informações para avaliar a possibilidade de acompanhar a votação de amanhã (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

No ano passado, algumas dessas lideranças estiveram à frente das manifestações contra a atual mesa diretora da Casa.

A exemplo dos deputados do PT, os caça-fantasmas, como os estudantes ficaram conhecidos, também acham que uma possível vitória do tucano Valdir Rossoni não representaria mudança nenhuma no legislativo estadual.

Para eles, Rossoni foi quem contratou boa parte dos funcionários fantasmas quando era primeiro-secretário da ALEP.

Principais Manchetes do Dia

PMDB é o que mais nomeia no 2º escalão de Beto Richa

Por Fábio Campana

Há ranger de dentes de tucanos, democratas e assemelhadas que apoiaram Beto Richa para o governo do Paraná. Eles se sentem diminuidos diante da voracidade e da capacidade do PMDB para nomear gente do ancien régime de Requião et caterva.

E não são cargos de pequena monta os que o PMDB requianista está levando. Um exemplo é o DER, sempre tão cobiçado, que agora está nas mãos de Amauri Medeitos Cavalcanti que hoje se apresenta como representante da corporação dos engenheiros, mas que consta em todas as listas de bons contribuintes financeiros para as campanhas de Requião.

Sob o pendão de Requião, Medeiros Cavalcanti ocupou sempre cargos de confiança, de gerente a diretor de concessões, que lida com o pedágio e que não é de somenos. E agora no governo de Beto Richa é ele quem nomeia a corja subordinada, com critérios que nada tem a ver com a mudança prometida pela campanha eleitoral dos tucanos.

O fenômeno se expande por outras secretarias e estatais. A pergunta que não cala: nomeando requianistas para os principais cargos de direção efetiva no segundo e terceiro escalões o governo vai mudar o comportamento da tropa? Ou tudo fica como dantes no quartel de Abrantes?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Processo do mensalão será concluído este ano

Por Severino Motta

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, disse que o processo do mensalão, que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a relatoria do ministro Joaquim Barbosa, deve ser concluído neste ano. De acordo com ele, o caso está em estágio avançado e os brasileiros devem saber em 2011 se os acusados serão ou não punidos pela suposta compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gurgel também disse que a Lei da Ficha Limpa e o poder de investigação do Ministério Público são temas que precisam ser decididos pelo Supremo. Segundo ele, caso os promotores de Justiça sejam proibidos de investigar, “a persecução penal vai ficar imensamente prejudicada”. O procurador também afirmou que é preciso apresentar, ainda no primerio semestre do ano, a denúncia da operação Caixa de Pandora, que em 2010 chegou a levar para a cadeia o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acionada pelo Planalto, UnB “investiga” trote sexista

Por Josias de Souza

Há 19 dias, produziram-se nas dependências da UnB (Universidade de Brasília) cenas que resultaram num pedido de explicações da Presidência da República e na abertura de uma sindicância.

Alunos veterenos da Faculdade de Agronomia e Veterinária submeteram um grupo de calouras a um trote aviltante. Sucedeu o seguinte:

Presidente do Centro Acadêmico de Agronomia da UnB, Caio Batista comandou a “recepção” às alunas. Deu-se por volta das dez horas da manhã de 11 de janeiro.

Caio vestia trajes femininos. Recobria-lhe o torso um pedaço de pano assemelhado a uma faixa presidencial. Segurava uma lingüiça.

Despejava sobre a peça camadas de leite condensado. Formadas em fila, as calouras foram instadas a levar a lingüiça à boca, chupando-a.

Ao redor, cerca de 250 universitários se divertiam com a humilhação alheia. O trote não é original. Repete-se ano após ano.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Protesto via twitter

Seguindo o exemplo do seu líder Roberto Requião, o presidente municipal do PMDB, Doáticos Santos fez seu protesto via twitter, contra o apoio da bancada do seu partido à eleição de Valdir Rossoni. Resta saber se vai surtir efeito.

“Dia 1º de fevereiro, PMDB se entrega a Valdir Rossoni na ALEP. Papel covarde, agride a dignidade histórica do PMDB social e popular do Paraná”.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E a dúvida ainda persiste

Por Esmael Morais

Discordando das declarações do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, de que Osmar Dias poderia assumir a presidência da Itaipu, comenta-se que o atual diretor-geral da entidade, Jorge Samek, recebeu sinal verde do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para continuar no cargo. Embora ainda não tenha ocorrido uma confirmação oficial, essa sinalização foi dada em diversas oportunidades pelo ministro e pelos principais articuladores da presidenta Dilma Rousseff.

Nesta semana, por exemplo, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e o vice-presidente da República Michel Temer consideravam a permanência de Samek na Itaipu um fato concreto. É provável, no entanto, que haja algumas alterações nas diretorias de Itaipu.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Políticos abandonam o Twitter depois das eleições, mas nem todos

Por Esmael Morais

* Maioria continua fiel ao microblog de 140 caracteres

As redes sociais na internet entraram em baixa entre boa parte dos políticos paranaenses depois das eleições de outubro passado. Muitos dos ex-candidatos abandonaram o Twitter após conquistar os votos que precisavam para se eleger. É o caso do governador Beto Richa (PSDB), que deu a última tuitada no dia 10 de dezembro.

O ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) também pisou no freio do microblog. A última postagem dele ocorreu no dia 25 de janeiro, mas levou 14 dias para atualizar a página no Twitter.

O senador Osmar Dias (PDT), derrotado na disputa pelo governo do Paraná, sumiu das redes sociais em novembro. A última vez que deu uma tuitada disse que era contra os cortes nos orçamentos em educação. Depois disso não deu mais o ar da graça.

Abandono do Twitter não é a regra

Também têm aqueles políticos que tomaram gosto pela coisa, ou melhor, pelo Twitter. O senador eleito Roberto Requião (PMDB) adotou definitivamente o microblog como ferramenta de combate aos desafetos e para comunicar-se com a imprensa. É verdade que às vezes ele reduz o ritmo das atualizações, mas continua firme e forte na rede.

O senador Alvaro Dias (PSDB), com mais de 32 mil seguidores, é um dos políticos paranaenses que mais tuita. O parlamentar tucano troca mensagens cotidianamente pela página com profissionais da imprensa e eleitores.

A senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT) continua militante no Twitter e nas demais redes sociais, como o Facebook. Ela alimenta diariamente as ferramentas com informações a respeito de reuniões que faz com lideranças políticas e de obras destinadas ao estado pelo governo federal.

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo, marido da senadora petista, é tuiteiro confesso. Com mais de 12 mil seguidores, ele usa o microblog para debater assuntos pertinentes à pasta que ocupa.

Outro que está usando e abusando do Twitter é o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição em 2012. Cada vez mais ele frequenta o microblog para anunciar, em primeira mão, da reforma no secretariado a encontros com a equipe de trabalho.

O deputado federal André Vargas, secretário Nacional de Comunicação do PT, lidera o ranking dos usuários do Twitter entre os parlamentares de todo o país.

Embora esteja encerrando hoje o mandato, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB), manteve as postagens diárias.

Gustavo Fruet (PSDB) é outro parlamentar que volta para casa, mas permanece tuitando normalmente. O tucano ficou em terceiro lugar na corrida pelo Senado e desponta como pré-candidato a prefeito da capital paranaense.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para “amarrar” apoio a Rossoni, base aliada chantageia ex-governadores do PMDB com CPIs

O jornalista Ivan Santos, do Jornal do Estado e portal Bem Paraná, traz matéria nesta segunda-feira (31) sobre a ameaça de “enxurrada’ de CPIs que o futuro líder do PSDB, Ademar Traiano (PSDB), estaria fazendo contra os ex-governadores Roberto Requião (PMDB) e Orlando Pessuti (PMDB).

Requião governou o Paraná por 7 anos e 3 meses e o ex-vice Pessuti ficou no cargo de governador por 9 meses.

Na verdade, em nome da base aliada do governador Beto Richa (PSDB), o parlamentar tucano chantageia os ex-governadores peemedebistas com o único e exclusivo objetivo de ‘amarrar’ a bancada de 13 deputados do PMDB com Valdir Rossoni (PSDB) na disputa pela presidência da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP).

Traiano fala em abrir CPIs do Porto de Paranaguá, desvio de diárias na Educação e sobre suposto rombo na Paraná Previdência.

A tática de colocar a faca no pescoço pode significar um grande erro que poderá prejudicar Rossoni, avalia um deputado aliado do governador tucano.

“Política não se faz com chantagem. Pode-se desconfiar da fidelidade do PMDB em conjunto, mas o método do time do Rossoni é muito ruim para a Casa”, disse.